O Gabinete para a Cidadania e Sociedade Civil (GCSC) do MPLA apresentou o seu plano de actividades para este ano de 2025, com iniciativas que visam reforçar a presença do partido nas comunidades e elevar a imagem do Presidente João Lourenço como líder político e chefe do Executivo.
Sob o lema de maior inserção do MPLA na comunidade, o programa destaca valores como patriotismo, solidariedade, coesão e inclusão social, apostando em homenagens, encontros comunitários e campanhas de mobilização cultural e cívica.
Entre as actividades já realizadas em março, constaram a homenagem ao agrupamento musical Kissanguela, reconhecendo o contributo da canção revolucionária na preservação da identidade nacional, e a Jornada dos Heróis da Liberdade, que contou com visitas a residências de figuras históricas como Amadeu Amorim, Diogo Ventura e Maria Eugénia Neto.
O GCSC promove ainda o Encontro da Juventude Patriótica nas Comunidades, destinado a sensibilizar jovens para o exercício da cidadania e o fortalecimento do patriotismo, bem como as Jornadas Multidisciplinares da Cidadania, que incluem a divulgação de projectos como “Mais Angola, Mais Cidadania” e “Igreja Forte, Família Unida”.
No passado mês de abril, as actividades ganharam continuidade com novas jornadas de visitas a casas de nacionalistas como Irene Webba e Elias Dyá Kimuezo, a homenagem aos ex-dirigentes da JMPLA e o lançamento de projectos sociais de solidariedade, como “O Meu Abraço Solidário” e a Caravana da Cidadania e do Patriotismo.
O programa integra igualmente iniciativas dirigidas às mulheres, com destaque para a criação do prémio literário “Um Bouquet de Rosas para Ti”, que pretende valorizar a poesia feminina e dar visibilidade ao papel da mulher na cultura e na sociedade.
De acordo com o GCSC, todas estas acções têm como objectivo aproximar o MPLA da população, fortalecer a ligação com diferentes sectores sociais e projetar a imagem de João Lourenço como líder empenhado no desenvolvimento do país e na preservação dos valores nacionais.