O Presidente da República, João Lourenço, escreveu uma mensagem para o homólogo da Zâmbia, Hakainde Hichilema, que foi entregue, na tarde desta terça-feira, em Lusaka, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.

Na mensagem, o Chefe de Estado exprime a solidariedade para com o povo e Governo zambianos, assim como evoca o aprofundamento das relações bilaterais e multilaterais, incluindo questões de interesse mútuo ao nível regional e continental.

A mensagem do mais Alto Mandatário da nação angolana, foi entregue ao Presidente Hakainde Hichilema, na presença de altos funcionários do aparelho central do Estado, nomeadamente: o secretário de Estado do Interior para o Asseguramento Técnico, Cristino Ndeitunga, o ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, e o embaixador de Angola acreditado na Zâmbia, Albino Malungo, soube o JA Online através de uma nota do Ministério das Relações Exteriores.

Angola e a Zâmbia partilham uma fronteira de cerca de 1.100 km de comprimento, marcada por rios, florestas tropicais e savanas.

As relações entre os dois países têm sido historicamente marcadas por cooperação, vizinhança estratégica e interesses comuns.

Ambos integram a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), e têm mantido contactos ao mais alto nível, sobre questões relacionadas com a paz, estabilidade e segurança na região, pode ler-se no documento.

Você não pode copiar o conteúdo desta página