Uma delegação angolana chefiada pelo Ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis e integrada pela embaixadora de Angola na Itália Fátima Jardim, técnicos seniores do MINAGRIF e diplomatas participa na cimeira da agricultura do G7 que decorreu de 26 a 28 de Setembro na cidade italiana de Siracusa.

JORNAL FAX: PEDRO DOMINGOS

A nota que este o Jornal Fax teve acesso recentemente, no evento aberto oficialmente pelo ministro italiano da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas, Francesco Lollobrigida, a comissária da União africana para agricultura Josefa Sacko fez uma apresentação dos resultados do trabalho que tem sido desenvolvido pela instituição para alavancar o sector em Africa e convidou os representantes das maiores economias do mundo a continuar a dialogar e a investir no continente.

A ‘Cooperação entre o G7 e os países africanos no sector agrícola’ marcou o primeiro dia de trabalhos do evento com um painel de alto nível que reuniu os ministros da agricultura de nove países africanos envolvidos no Plano Mattei, de Angola e da Africa do Sul.

 Na sua intervenção o ministro angolano da agricultura, António Assis realçou que a população angolana é maioritariamente jovem, condição que obriga a um investimento maior na sua educação e capacitação visando a criação de emprego e consequente desenvolvimento.

A margem da reunião, o Ministro da Agricultura e Florestas de Angola, António Francisco de Assis foi recebido em audiência com o Ministro italiano da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas, Francesco Lollobrigida.

O Ministro António Assis aproveitou a oportunidade para solicitar a parte italiana suporte institucional para investir na capacitação e formação dos jovens angolanos com foco na agricultura e na industrialização bem como na produção de maquinaria agrícola de pequeno porte. 

Por seu lado o Ministro italiano da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas, Francesco Lollobrigida avançou a disponibilidade do seu país em ajudar a capacitar e formar a juventude e cooperar num quadro diferente do que existe até agora.

A cimeira prosseguiu com um evento juvenil, onde jovens representantes das nações mais industrializadas do mundo debateram com os participantes as suas ideias e preocupações sobretudo ambientais ligadas ao futuro do planeta. A delegação jovem do G7, composta por 3 representantes escolhidos de cada um dos sete países, apresentou aos Ministros e delegados das Nações Africanas um documento final com as suas recomendações úteis para a melhoria do sector agrícola

Durante a sua estadia na cimeira o Ministro António Francisco de Assis, reuniu-se informalmente com ministros de outros países e representantes de instituições presentes no evento.

Você não pode copiar o conteúdo desta página