O Presidente do Fórum de Desenvolvimento Universitário Angola, Ângelo Kapwatcha, denunciou que o MPLA estará a investir métodos, ideias, dinheiros, para o retorno da UNITA Renovada, com a Fundação jonas Malheiro Savimbi.

JORNAL FAX: PEDRO VICENTE

“A Fundação Jonas Malheiro Savimbi é uma UNITA-RENOVADA para arrebatar a UNITA real das mãos duns indesejados…eufóricos e irreflectidos todos aqueles que têm nostalgia das etapas não aproveitadas ao máximo na liderança do Presidente Samakuva, agora irrompam para a Fundação como o reencontro dos descontentes provavelmente para desencadear lutas internas e anular novamente presidências ou regressar aos fantasmas do tempo dos 16 deputados indesejados de 2007… cujo perdedor é somente a UNITA”, escreveu num artigo de analise ÂngeloKapwatcha.

Segundo ele, a UNITA ganha mais na “união, na humildade, no diálogo, na sinergia, na reconciliação rapidamente com o povo angolano que tinha depositado muita esperança na UNITA/FPU em 2022”.

“A UNITA, mais do que nunca, não deve dispersar sua inteligência estratégica nas intrigas internas. Não deve desviar a massa pensante para o associativismo. Partido é Partido, Fundação é Fundação. A fundação Jonas Malheiro Savimbi, precisa traçar seu caminho e o seu percurso deve se emancipar da ideologia político-partidária”, acrescentou.

“O objectivo único, o MPLA tem e sempre teve é trazer de volta nos espaços políticos angolanos de Isaías Samakuva porque a sua inteligência conciliadora, a sua serenidade faz bem ao MPLA, produz conforto, comodidade, esperança no futuro num poder político perpétuo”, disse frisando que Samakuva, precisa ter honestidade intelectual.

Para o activista, Isaías Samakuva precisa desaprender a política partidária que marcou toda a vida dele até 2023, para agora aprender a lidar com uma instituição genuinamente da sociedade civil, de que se deve ter dedicado no lobby junto dos políticos do MPLA para se legalizar Fundação.

“Os objectivos manifestos são definitivamente positivos e não sabemos ao certo o seu curriculum oculto, se não virá para desviar o foco político da UNITA para olharem para uma espécie de ONG”, obsevou.

Você não pode copiar o conteúdo desta página