O Chefe de Estado, João Lourenço, desloca-se, quarta-feira, 26, à Abidjan, capital da Côte d’Ivoire, para uma visita de trabalho a convite do seu homólogo, Alassane Ouattara, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.

De acordo com o secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e de Imprensa, Luís Fernando, os dias de visita de João Lourenço serão 27 e 28, cujo programa inclui um encontro entre os dois líderes, conversações entre as delegações dos dois países, visitas em áreas industriais, assinatura de 12 acordos de cooperação e jantar oficial.

Na ocasião, disse, o Presidente da República vai manter, igualmente, um encontro interactivo com a comunidade angolana residente na Côte d’Ivoire.

Luís Fernando adiantou, também, que o Chefe de Estado, João Lourenço, vai receber a chave da cidade e será proclamado “Cidadão Honorário de Abidjan”, no âmbito da amizade e hospitalidade que caracteriza o continente africano.

O regresso do Presidente da República está aprazado para sexta-feira à tarde. 

Promover a cooperação

Segundo apurou o JA Online, a Côte d’Ivoire quer promover a cooperação com Angola em áreas distintas, com foco na Agricultura para a produção do café, cacau e óleo de palma. 

Em Abril deste ano, os dois países assinaram, também, vários instrumentos jurídicos nos domínios da Saúde, Turismo, Cultura, Ensino Superior, entre outros, durante a realização da primeira Sessão da Comissão Bilateral.

Além disso, a Côte d’Ivoire desempenha um papel fundamental no comércio de trânsito para os países vizinhos sem litoral.  

O país é a maior economia da União Económica e Monetária da África Ocidental, constituindo 40% do Produto Interno Bruto (PIB) total da união monetária e é também o quarto maior exportador de bens gerais da África Subsaariana, depois da África do Sul, Nigéria e Angola e maior exportador mundial de cacau. 

Você não pode copiar o conteúdo desta página