No penúltimo acto da jornada desta quarta-feira,21, em Praga, o Presidente da República, João Lourenço, avistou-se com o Primeiro Ministro checo, Petr Fiala, no penúltimo acto da jornada naquele país europeu.

JORNAL FAX

Segundo a nota que o Jornal Fax teve acesso, a reunião com o Primeiro Ministro checo manteve a linha dos encontros anteriores (com o Presidente Petr Pavel e os responsáveis do Senado e da Câmara dos Deputados), em que foi sempre defendida a necessidade de se aprofundar  e alargar a cooperação bilateral,  em benefício dos dois povos. “17 milhões de dólares do fluxo da nossa cooperação comercial é algo que poderíamos melhorar”, disse nomeadamente Petr Fiala, referindo-se ao estado actual da ligação entre Angola e a República Checa.

O Presidente João Lourenço, por sua vez, afirmou que “o tempo urge e os nossos povos estão ávidos de sentir os benefícios da amizade que nos liga”.

 “Temos vontade política de desenvolver muito mais a nossa cooperação. Do que precisamos é sair das intenções à prática”, precisou o Chefe de Estado angolano.

DEPUTADOS CHECOS QUEREM UM NOVO CICLO NA COOPERAÇÃO COM ANGOLA

Os deputados checos, manifestaram, na cidade de Praga, o interesse de verem Angola e a República Checa iniciarem um ciclo mais intenso de cooperação.

Essa pretenção foi manifestada durante a visita que o Chefe de Estado, João Lourenço, efectuou na Câmara dos Deputados da República Checa. 
Para os deputados daquele país da Europa Centra, no novo rumo na cooperação entre os dois países pode passar por sectores como a indústria, a produção de medicamentos e vacinas, a recuperação e modernização da técnica militar, a formação de pilotos, o ensino superior, a agricultura, os transportes e outros.

Você não pode copiar o conteúdo desta página