Teve início na manhã deste sábado, em Adis-Abeba (Etiópia), a 37a Conferência Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, com Angola representada ao mais alto nível pelo Presidente da República, João Lourenço.
Segundo a nota enviada ao Jornal Fax, a República das Comores, que presidiu no último ano à organização continental, passou hoje o testemunho à República da Mauritânia.
A cerimónia de abertura ficou marcada por um conjunto de intervenções, como as de Moussa Faki Mahamat, Presidente da Comissão da União Africana; Abiy Ahmed, primeiro-ministro da Etiópia e Lula da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil, na qualidade de convidado especial.
A Cimeira hoje aberta vai estender os seus trabalhos até ao período da tarde de amanhã, domingo, dia em que grande parte das delegações chegadas à capital etíope regressa aos seus países.
ANGOLA 1° VICE-PRESIDENTE DA UNIÃO AFRICANA
A contar de hoje e até à realização da próxima Conferência Cimeira, Angola vai ocupar o cargo de primeiro Vice-Presidente da União Africana, o que, estatutariamente, significa que em 2025 o nosso país se tornará Presidente em Exercício da União Africana.
O anúncio deste feito aconteceu hoje em Adis-Abeba, no momento em que se tornou pública a composição do novo bureau da organização continental.