Analistas políticos não têm dúvidas de que, Joaquim António Carlos dos Reis Júnior, será um bom líder do Grupo Parlamentar do MPLA, pelo facto de ser um pacificador na condução dos trabalhos, quando chefiava a primeira comissão da Assembleia Nacional, que trata dos Assuntos Constitucionais e Jurídicos, afirmaram ao Jornal Fax.

Segundo o analista político, Domingos Ramos Kimaco, o advogado e deputado Joaquim Carlos dos Reis Júnior, que ocupa o lugar de Virgílio Fontes Pereira, tem pela frente, um “dossier quente”, que tem a ver com conclusão do pacote legislativo autárquico, que continuar a dominar a política angolana.

“É um homem pacífico e de consenso. Esperamos que, os seus colegas do Grupo Parlamentar o ajudem, para que se ultrapassar vários pendentes que criam um clima de tenção entre o MPLA e oposição, concretamente a institucionalização das autarquias”, referiu a fonte.

O politólogo António Damião Raposo Canda, destacou a decisão do Bureau Político do MPLA, frisando que a remodelação feita vai dar “uma nova dinâmica” ao Grupo Parlamentar do partido poder dada, tendo em vista os futuros desafios.

“O camarada Virgílio Fontes Pereira fez um trabalhão espetacular e os resultados são visíveis. Dada a sua competência, estamos a espera que o deputado Joaquim Carlos dos Reis Júnior, dê continuação da obra”, acrescentou aconselhando que o MPLA deve olhar com muita seriedade o problema de autarquias.

“ As autarquias locais são um instrumento fundamental para se servir de forma mais rápida e próxima os cidadãos, uma vez que lidam mais de perto com as populações, conhecem os seus problemas no terreno e numa lógica de proximidade, dão as respostas mais rápidas e eficazes”, acrescentou.

Refira-se que antes da remodelação no Grupo Parlamentar do MPLA, o Grupo Parlamentar da UNITA foi o primeiro a mexer a nível das comissões especializadas.

Neste âmbito, o deputado Virgílio Pedro Samussongo, que pertencia a Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro, foi para a Comissão de Cultura, Assuntos Religiosos, Comunicação Social, Juventude e Desportos. 

O deputado Francisco Guimarães Vicente Ferreira Viana, da Comissão de Economia e Finanças, passa para a Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro. 

Já o deputado Florêncio Kanjamba, que era da Comissão de Administração do Estado e Poder Local, passou para a Comissão de Economia e Finanças.

O seu colega Mardanês Agostinho Kalunga, da Comissão de Cultura, Assuntos Religiosos, Comunicação Social, Juventude e Desportos, vai trabalhar na Comissão de Administração do Estado e Poder Local.

Você não pode copiar o conteúdo desta página