A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, garantiu, esta terça-feira(05), na cidade de Menongue, Província do Cuando-Cubango, que o MPLA em Angola, vai continuar a empreender acções para reduzir, no mais curto espaço de tempo, a actual taxa de analfabetismo no País, dado o imperativo social que representa para as populações que carecem de instrução elementar.

Luísa Damião, falava durante a cerimónia de abertura da Campanha Nacional de Alfabetização para jovens e adultos, que visou, dentre outros objectivos, concretizar em pleno, uma das resoluções saídas do VIII Congresso Ordinário do MPLA, ocorrido em Dezembro de 2021, assim como reafirmar o compromisso plasmado no seu Programa de Governação para o período 2022-2027.

A Vice-Presidente do MPLA, realçou na ocasião, que o País tem dado passos significativos no que concerne a redução do analfabetismo, tendo aproveitado a ocasião para congratular as iniciativas levadas a cabo pelas organizações da sociedade civil, em particular as igrejas  que têm estado a contribuir  para que mais jovens e adultos, mulheres e homens saibam ler e escrever.

Destacou que o MPLA, pelas suas responsabilidades para com o amor a Pátria, tem procurado ser um agente activo neste processo, pois “há muito que vem apostando na erradicação do analfabetismo, por meio de programas dirigidos, aos jovens e ás mulheres no meio rural e não só, conduzidos pela OMA, pela JMPLA e os seus parceiros sociais, ao nível de todo o País”.

“Por isso, ciente do imperativo que a alfabetização representa para as populações nesta condição, o MPLA continuará a não medir esforços, e lança aqui nesta Província a Campanha Nacional de Alfabetização”, prova, de que “somos um Partido que fala, faz e mostra”, assinalou a dignitária.

Luísa Damião acrescentou que “ao assegurarmos a erradicação do analfabetismo, estamos concomitantemente, a garantir comunidades mais sustentáveis, a assegurar que a informação sobre a prevenção de várias doenças seja acessível ás populações. Estamos a permitir a evolução do paradigma de organização da vida social e cultural das nossas comunidades”.

A Vice-Presidente do MPLA, prometeu que o Partido vai continuar a “mobilizar e sensibilizar os jovens e adultos sobre a necessidade de participarem activamente sem complexos, sem se sentirem discriminados, pois são evidentes os benefícios que a alfabetização gera para indivíduo, para a família, para a vida profissional e para a toda a sociedade”.

“Com muito trabalho e comunicação daquilo que estamos a fazer na governação e com acção política partidária, vamos continuar a ser vitoriosos e, por conseguinte, um Partido no coração dos angolanos e das angolanas”, ressaltou Luísa Damião.

A visão do MPLA para o quinquénio 2022-2027, é a de que os angolanos tenham acesso a um ensino de maior qualidade, eficiência, integração e rigor, alcançado melhores resultados na aprendizagem, sendo que para o efeito, compromete-se a reduzir a taxa de analfabetismo em todas idades, baixando-a para menos de 20 por cento, bem como atingir uma taxa de alfabetização de pelo menos oitenta por cento da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página