Faleceu, na madrugada desta terça-feira, 01 de outubro, o político angolano, presidente do partido Aliança Patriótica Nacional – APN, Quintino Moreira, vítima de doença, numa das unidades hospitalares em Luanda.

Quintino Moreira, que foi deputado na Assembleia Nacional pela coligação Nova Democracia, foi uma figura de grande destaque no cenário político nacional. Em 2022, concorreu nas eleições pelo partido Aliança Patriótica Nacional (APN), fundado por si.

Quintino António Moreira nasceu na aldeia de Kinzala, município dos Dembos, província do Bengo, filho de um antigo combatente e veterano de guerra que concluiu o ensino primário na aldeia natal e o ensino secundário na Missão Católica dos Dembos.

Licenciou-se em Direito na opção jurídico-político pela Universidade Jean Piaget de Angola. Foi mestrando em governação e gestão pública na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.

Foi deputado à Assembleia Nacional e membro do Conselho de República na legislatura 2008-2012.

Foi fundador e presidente do Partido Movimento Para Democracia de Angola -MPDA e fundador e presidente da coligação de Partidos denominada Nova Democracia União Eleitoral.

Quintino António Moreira trabalhou, ainda, como porta-voz dos POC – Partidos da Oposição Civil, bem como coordenador dos Partidos Políticos na Campanha por uma Angola Democrática, promovida pela OPEN SOCIETY.

Você não pode copiar o conteúdo desta página