O Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, andou de moto nas dunas do Parque Nacional do Iona, na província do Namibe. Um momento de descontracção com o qual lançou um repto aos turistas, sobretudo aos jovens angolanos.

JORNAL FAX: PASCOAL ZUA

O Chefe de Estado Angolano, disse, numa breve conversa com os repórteres que registaram o passeio, em que o Presidente da República esteve sempre acompanhado da Primeira-dama, Ana Dias Lourenço.

REPÓRTER TV ZIMBO: SENHOR PRESIDENTE, ASSIM COMEÇA UMA NOVA ERA PARA O TURISMO ANGOLANO?

PR: De facto, eu acredito que sim, com a inauguração deste Parque do Iona, que compreende a conservação da Natureza mas também o turismo. Daí o facto de nós termos vindo até aqui a estas dunas e começarmos com uma nova era. Eu dispus-me a vir andar de mota de quatro rodas aqui nas dunas para ver se incentivo, em primeiro lugar, a nossa juventude, mas, de uma forma geral, os cidadãos angolanos a fazerem turismo.

Turismo não é só para estrangeiros. Temos que ganhar o hábito de fazermos turismo também na nossa própria terra. Portanto, os angolanos estão convidados a vir até ao Parque do Iona.

 REPÓRTER TV ZIMBO: E QUAL FOI A SENSAÇÃO?

 PR: A sensação é agradável, não é a primeira vez que ando em dunas em mota de quatro rodas, já o fiz em Bazaruto, em Moçambique. Esta é a segunda vez, de forma que estava perfeitamente à vontade. O único inconveniente é a hora que escolhemos; está um sol abrasador, o ar está muito quente. Tirando isso, é muito agradável.

 QUER DEIXAR UMA MENSAGEM ESPECIAL?

 Bom, o próximo passo, depois do Iona…

Temos de prestar atenção aos parques do Luengué-Luiana e Mavinga, são os maiores do país, assim como o da Cameia, também na província do Moxico, bom como outros parques, de Cangandala, o do Luando e outros e pô-los ao serviço do turismo. O outro passo a dar é organizar o concurso público para a concessão desses grandes parques de conservação e reservas naturais.

Você não pode copiar o conteúdo desta página