A Região Militar Centro (RMC) realizou domingo, na província do Huambo, uma manobra táctica com tiro combativo, com o objectivo de reforçar a prontidão operativa, a disciplina militar e a defesa dos interesses estratégicos do Estado.

O evento, testemunhado pelo comandante da RMC, tenente-general Simão Carlitos “Wala”, decorreu na 41.ª Brigada de Infantaria Motorizada, localizada na zona do Sawilala, sector da Chipipa, município do Huambo, no quadro do encerramento do concentrado instrutivo metodológico, realizado de 6 a 25 deste mês.

As manobras permitiram avaliar o grau de prontidão das tropas, com foco na defesa da integridade territorial, da segurança pública e na preservação dos bens públicos, incluindo o combate à vandalização de objectivos estratégicos do Estado.

A actividade, que visou elevar os níveis de preparação operativa, combativa e de educação patriótica do efectivo, foi antecedida por uma preparação táctica e organizativa, marcada pelo briefing do batalhão, distribuição de tarefas e execução coordenada das acções de combate.

Durante a cerimónia, procedeu-se à leitura do compromisso de honra e do relatório final das manobras, que integraram exercícios tácticos contra alvos fixos e desdobramento em cenário operacional.

Ao intervir no acto, o comandante da RMC, tenente-general Simão Carlitos Wala, afirmou que o exercício evidenciou a necessidade do treino permanente dos militares, como factor determinante para a elevação da prontidão operativa, da disciplina e da capacidade de resposta face aos desafios da defesa nacional.

O oficial-general, segundo a Angop, sinalizou a aposta contínua na melhoria da qualidade da instrução, no aperfeiçoamento da preparação combativa e na educação patriótica, com a realização periódica de acções do género.

Sublinhou os esforços do Executivo, da direcção das Forças Armadas Angolanas e do Exército, em particular, na melhoria das condições de vida da população, com a colaboração dos governos provinciais do Huambo, Benguela, Bié e Cuanza-Sul, que integram a Região Militar Centro, visando a preservação da paz, da unidade nacional e do fortalecimento da defesa da Pátria.

No final, foram distribuídos 51 certificados e menções honrosas pelo rigor e disciplina demonstrados.