O ministro das Relações Exteriores, Téte António, lamentou, hoje, com profunda dor e consternação o falecimento do antigo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
Numa mensagem de condolências enviada ao Jornal de Angola Online, Téte António recorda o malogrado como uma figura incontornável da história política contemporânea de Angola, falecido vítima de doença, aos 73 anos.
“O malogrado dirigente e general na reforma serviu o país com elevada dedicação e sentido de Estado, tendo exercido, com distinção, dentre outras, as funções de Primeiro-Ministro, Vice-Presidente da República e presidente da Assembleia Nacional, cargos nos quais revelou ser um homem de diálogo, de trato fácil, de consensos e profundamente comprometido com a estabilidade institucional e o progresso da República de Angola”, escreveu o ministro.
Segundo Téte António, a sua trajectória confunde-se com importantes momentos da consolidação do Estado angolano, deixando um legado de humildade, patriotismo e respeito pelas instituições republicanas.
“Neste momento de dor e luto, endereço, em meu nome próprio e no dos funcionários do Ministério que dirijo, à Família enlutada, aos amigos, aos antigos colegas de trabalho e ao povo angolano, as mais sentidas condolências, desejando que encontrem conforto na memória de uma vida inteiramente dedicada ao serviço da Pátria”, lê-se na mensagem.
