O director de campanha do candidato Rafael Massanga Savimbi, Domingos Palanga, afirmou nesta terça-feira, 21, em Luanda, que os “mais velhos” da UNITA mantêm uma postura de equilíbrio e imparcialidade perante as candidaturas em disputa no XIV Congresso Ordinário do partido. A declaração foi feita à margem da formalização oficial da candidatura de filho do líder fundador da Unita, Jonas Savimbi, no Sovismo.
Segundo Palanga, a presença de diversas figuras históricas da UNITA no acto demonstra que “os mais velhos não tomaram partido” e continuam a apoiar o processo democrático interno. “Vocês, jornalistas, foram testemunhas da presença de várias figuras de proa, incluindo a doutora Amélia Judite Ernesto, segunda secretária da Mesa da Assembleia Nacional e mandatária do companheiro Rafael Massanga. O mais velho Saviremba, verdadeiro ancião do partido, também esteve presente. Isso mostra que os mais velhos abraçaram todas as candidaturas”, sublinhou.
Questionado sobre a lista de apoiantes de Adalberto Costa Júnior, Palanga minimizou a importância da comparação entre as candidaturas. “Nós não estamos preocupados. Também temos as nossas listas de mais velhos. A diferença é que uns exibiram e nós não. O facto é que os mais velhos assumiram uma posição de equilíbrio e imparcialidade”, frisou.
O director de campanha afirmou ainda que a candidatura de Rafael Massanga Savimbi conta com o apoio de várias alas da organização, incluindo a LIMA (Liga da Mulher Angolana), a JURA (Juventude da UNITA) e figuras veteranas do partido. “Estamos preparados para vencer o XIV Congresso e também para enfrentar as eleições gerais de 2027. O MPLA vai cair, e cairá com o mano Massanga”, declarou.
Sobre o papel dos “mais velhos” no seio da UNITA, Palanga destacou que estes representam o símbolo vivo da história e da identidade do partido. “Os mais velhos personificam a ideia-força da UNITA. São o nosso guia, a nossa luz, o simbolismo material do partido. Em qualquer organização africana, a presença dos mais velhos tem valor cultural e espiritual. Na UNITA, respeitamos os mais velhos, mas também os jovens e as normas internas”, explicou.
Domingos Palanga concluiu afirmando que a candidatura de Rafael Massanga Savimbi simboliza “a reconexão política, ideológica e doutrinária da UNITA com as suas origens e princípios fundadores”.