Luanda acolheu, esta terça-feira, um encontro de trabalho com o Corpo Diplomático acreditado em Angola, a fim de analisar aspectos relacionados com a “Cimeira de Financiamento sobre o Desenvolvimento de Infraestrutura em África”, agendado de 28 a 31 de Outubro do ano em curso.
Os trabalhos foram orientados pelo secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Viera Lopes, conforme nota do MIREX enviada ao JA Online.
Durante a reunião, Domingos Vieira Lopes esclareceu que a cimeira basear-se-á em três pilares estratégicos fundamentais, consubstanciados na visão comum de investimento em infraestruturas modernas e resilientes, que servirão de alicerce para a Zona de Comércio Livre Continental (ZCLC), acelerando a integração económica africana e promovendo a prosperidade partilhada entre os povos do continente.
Elucidou igualmente aos presentes que a Cimeira de Financiamento sobre o Desenvolvimento de Infraestrutura em África*, a decorrer em Luanda, representa também um apelo à acção conjunta, destacando a necessidade de África mobilizar recursos financeiros, fortalecer parcerias estratégicas e adoptar mecanismos inovadores para garantir infraestruturas sustentáveis, corredores logísticos eficientes e um mercado continental interligado.
Para o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas do MIREX, o papel de Angola como país anfitrião é significativo, tendo o país feito do desenvolvimento das infra-estruturas um pilar de sua estratégia de crescimento e diversificação, investindo em corredores de transporte, projectos de energia e conectividade digital.
A cidade capital de Luanda, como polo regional, oferece um local ideal para destacar tanto o progresso nacional quanto iniciativas transfronteiriças, como o Corredor do Lobito, que liga Angola à República Democrática do Congo e a Zâmbia.