O presidente do PRA-JA Servir Angola, Abel Chivukuvuku, manteve nesta sexta-feira, 29, um encontro de confraternização e auscultação com as mulheres zungueiras da província de Luanda, no quadro do programa denominado: “ver, ouvir e constatar” a situação real das populações do país, no âmbito dos festejos do 6º aniversário do seu partido.
O encontro reuniu centenas de mulheres num dos restaurantes do embarcadouro do Mussulo, que diariamente se dedicam à venda informal para o sustento das famílias, ocasião que serviu às zungueiras apresentaram os principais desafios que enfrentam no seu dia a dia laboral.
Esperança Cabita, zungueira do município do Hoji-Ya-Henda, presente no encontro, disse ao Club-K que o momento foi “muito proveitoso” tendo enaltecido a iniciativa da formação política liderada por Chivukuvuku.
Carlos Pinho, conselheiro do gabinete do presidente e responsável pela redacção do programa de governo do PRA-JA nas Eleições Gerais de 2027, disse aos órgãos de comunicação social que “as zungueiras desempenham um papel fundamental na nossa sociedade a nível da economia, por isso não queríamos ficar sem as ouvir”, afirmou.
As mulheres, que se dedicam à venda ambulante apresentaram várias questões ao líder do PRA-JA, que teve tempo de respondê-las, com a garantia de as “resolver quando for governo ou parte do em 2027”.
Na sua intervenção, Abel Chivukuvuku reforçou o compromisso de diálogo com as vendedoras ambulantes, tendo igualmente elogiado o papel das mulheres na economia informal e no sustento das famílias, afirmando que também é um “zungueiro”, mas que a sua “banheira só leva amor para o povo angolano”.
“Eu também sou zungueiro. A única diferença é que a minha banheira não leva tomate, não leva água, não leva gasosa, não leva cebola. Só leva amor para o povo angolano”, sustentou o político.
O encontro que se enquadra no âmbito das celebrações do 6° aniversário, visa promover o contacto directo com as zungueiras, reforçando o compromisso do partido com a escuta activa e a partilha de ideias, sob o lema “2019 – 2025, um partido de causas e um futuro em construção”, o PRA-JA reafirmou o foco em 2027.
Abel Chivukuvuku, que almeja chegar ao poder em 2027, destacou as valências das mulheres que se dedicam à venda ambulante. “De um lado vocês representam a economia informal do nosso país, do outro lado, vocês cuidam das famílias”, disse.
Para este ano, o partido dos servidores comemorou o seu aniversário sob o lema: “2019 – 2025 um partido de causas e um futuro em construção para realização de Angola e dos angolanos”.