Assembleia Nacional rescindiu o convênio com a Clínica Sagra Esperança, por restrições orçamentais e do limite das despesas aprovadas na rubrica dos serviços de saúde.
Um o ofício nº 1820/GSG/09/2025, assinado pelo secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, argumenta que face a situação, a Assembleia Nacional, impôs a necessidade de formalizar a rescisão do convénio de assistência médica e medicamentosa, celebrado entre a Assembleia Nacional e Clínica Sagra Esperança.
Refira-se que a Assembleia Nacional aprovou o orçamento interno para 2025, na ordem dos 65,3 mil milhões de Kwanzas, o que significa um aumento de 70 por cento em relação ao orçamento de 2024 (38,5 mil milhões de Kwanzas), mais o valor foi cortado pelo Executivo.
A amputação foi na ordem dos 14, 6 mil milhões de Kwanzas.
No orçamento interno da Assembleia Nacional, uma fatia de 29 mil milhões de Kwanzas, destinou-se a gastos com pessoal, nomeadamente pagamento das remunerações dos deputados, ex-deputados, agentes parlamentares, assessores e funcionários dos Grupos Parlamentares. As despesas em bens e serviços ficaram na ordem de 15,6 mil milhões de Kwanzas.
Assembleia Nacional compõe-se por 220 deputados e tem mais de 300 funcionários.