O actual líder da JURA, o braço juvenil da UNITA, e também deputado, Nelito Da Costa Ekuikui, disse, esta quinta-feira, 06, que não acredita no processo de selecção para o novo presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE).
O Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) deu início, recentemente, ao concurso curricular para o provimento da vaga de Presidente da CNE em substituição de Manuel Pereira da Silva “Manico”, presidente cessante da instituição, e, nisso, o militante do Galo Negro, Nelito Ekuikui, mostrou-se céptico quanto à transferência e justiça neste processo que, conforme ele, deveria escolher alguém neutro, “comprometido com o país e não com o partido”.
“Não acredito na transparência do concurso para o provimento da vaga de Presidente da Comissão Nacional Eleitoral. Angola precisa de verdadeiros patriotas para dirigir este órgão que deve ser independente longe dos interesses dos partidos políticos. O povo clama por processos eleitorais futuros, que venham dar resultados que satisfaçam a todos e mude a sua vida”, afirmou.
Em referência ao presidente cessante, o deputado sublinhou que é urgente mudar as regras do jogo, assegurando que ninguém pode ser jogador e arbitrário ao mesmo tempo, daí que, a CNE deve ser dirigida por pessoas que inspirem confiança aos angolanos.
«Chega de jogos que só prejudicam o interesse nacional e prejudica o povo», escreveu o político.
A sessão ordinária que marca o início do processo aconteceu esta quinta-feira, 05 de Fevereiro, no edifício do CSMJ.