A administração municipal de Viana foi ordenada a prestar contas do Mercado de KM30, pelo Tribunal Constitucional (TC), na squência de uma acção intentetada pela cidadã, Cidália de Matos Baptista de Sousa Cambinda, junto da Sala do Civil e Administrativo do tribunal provincial de Lunda.

 Segundo o acórdão nº944-B/2022, não resta qualquer dúvida que a recorrente, Cidália de Matos Baptista de Sousa Cambinda, ao recorrer ao Tribunal Constitucional, sendo ela fundadora e possuidor do Mercado do KM30, tem toda a legitimidade para naquilo que em direito se chama direito de sequela, perseguir o seu bem, utilizando meios legais.

 Segundo o Tribunal Constitucional, o Tribunal Supremo, (onde ela recorreu) não devia ignorar as provas correados aos autos pela requerente como se não existempronunciamentos suficientes sobre a matéria do mercado do KM 30.

 Uma vez que o Governo da Provincia de Luanda já havia reconhecido que o mercado era da requerente, com base no seu despacho exarado no documento oficio nº805/GJ/GPL/2016, de 19 de Outubro de 2016.

 São 16 anos de muitos depachos, tramitações de processos, decisões de Tribuanl de primeira instância. Houve “inclusivamente”, a mão da Presidência da República, mais foi pouco para ditar o despacho de um letigio sobre o passe do mercado do KM30, que coloca frente a frente, o Governo da Província de Luanda, representado pela Administração Municipal de Viana e a cidadã, Cidália de Matos Baptista de Sousa Cambinda.

O Mercado do KM30, é conhecido como um dos maiores centros de emprego diretos e indiretos em Angola. Este mercado atrai um movimento intenso de pessoas e mercadorias ao longo da semana, de terça-feira a domingo.

 Localizado no município de Viana, esse mercado a céu aberto abriga uma superfície comercial vasta, funcionando como um ponto vital para a economia local.

Com uma força de trabalho de  6.648 vendedores oficiais, o Mercado do KM30 oferece uma ampla variedade de produtos frescos e atrativos. Aqui você encontra batata rena, frutas, hortaliças, carnes, feijão, além de muitos outros produtos nacionais.

Situado em uma área com um milhão e 900 metros quadrados, o Mercado do KM30 é considerado o maior centro de escoamento de produtos agrícolas em Angola.

Diariamente, caminhões chegam carregados de produtos agrícolas, frutas diversas, gado bovino, caprino, suíno e aves, provenientes de várias partes do País.

O Mercado do KM30 também se destaca por ser um local de oportunidades para muitos jovens provenientes do interior do país, que buscam uma chance de melhorar suas vidas.

Você não pode copiar o conteúdo desta página