O procurador da República na Lunda-Norte, João Baptista Nelombo, manifestou-se preocupado com o elevado número de cidadãos estrangeiros em situação migratória de ilegalidade registados na província, tendo apelado à população à denúncia.

João Baptista Nelombo deixou expressa a preocupação durante a visita efectuada, recentemente, às instalações da delegação provincial do Serviço de Migração Estrangeiros (SME).

Ao confrontar-se com o quadro actual da imigração, na Lunda-Norte, o procurador-geral da República apelou aos agentes do SME para que cada um ao seu nível e no seu posto de trabalho seja um agente implacável no combate à imigração ilegal, justificando que a mesma representa uma ameaça à soberania nacional.

O magistrado recomendou, no entanto, que o SME remeta regularmente à PGR os processos relativos ao auxílio à imigração ilegal e outras infracções conexas, para que os autores sejam responsabilizados.

João Baptista Nelombo aconselhou, igualmente, os efectivos do SME a organizarem campanhas de sensibilização junto das comunidades, a fim de despertar no seio da população a cultura de denúncia.

O subcomissário da Polícia Nacional, Adriano de Carvalho, regozijou-se com a visita do procurador, tendo manifestado disponibilidade da instituição que dirige em cooperar com a PGR no desempenho das funções.

Adriano de Carvalho disse, ainda, que foram anotadas todas as recomendações deixadas pelo procurador da República na Lunda-Norte.

Você não pode copiar o conteúdo desta página