O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, nomeou nesta segunda-feira, 15, Celeste Elavoco David Adolfo, como governadora da província do Bié, que já foi condenada por corrupção quando ocupava o cargo de administradora do Kunhinga, escreveu a fonte.
Até pouco tempo atrás, Celeste Elavoco David Adolfo foi objecto de uma condenação a dois anos de prisão por corrupção, durante o seu mandato como administradora do município do Kunhinga, localizada a 30 quilómetros ao norte da cidade do Kuito, na província do Bié. A justiça angolana também a absolveu de outro processo no qual foi acusada de inflacionar os custos na compra de suprimentos (frangos) para o hospital do Kunhinga.
Em abril de 2013, enquanto administradora municipal de Kunhinga, Celeste Elavoco David Adolfo também foi acusada de ordenar ao chefe da repartição municipal, Paulo Nocas Salvado, que descontasse cerca de 1.143.000 kwanzas – equivalente a mais de 11.430 dólares americanos – de um total de 60 professores do ensino público.