O Presidente do Bloco Democrático, Filomeno Viera Lopes, disse em conferência de imprensa, realizada nesta quarta-feira, 10, em Luanda, não ter dúvidas de que o seu partido vai continuar firme no projecto político Frente Patriótica Unida (FPU), para a defesa da soberania popular, até ao fim da legislatura, com base no acordo da constituição da plataforma, feito entre as três forças políticas.
“Nós estamos num Estado autocrático. Não é possível que uma força política, sozinha, faça a inversão desta situação é preciso conjugação de forças e, portanto, a nossa presença na FPU não é nada que seja oportunista ou conjuntural, isto tem um pensamento estruturado e faremos sempre este esforço de estarmos associados”, garantiu Filomeno Vieira.
O pronunciamento foi feito na ” comunicação sobre o real estado da nação”, em resposta a uma questão feita pela imprensa sobre os rumores de que o partido se desvincularia da FPU sob pena de ser extinto.
O líder do Bloco Democrático, sublinhou que na base do acordo e das condições em que o partido participou das eleições gerais de 2022, tem cinco deputados no seio do Grupo Parlamentar da UNITA, não sendo deputados formais do BD por não permissão da lei, mas que o BD é membro da FPU pela análise política que se faz do país.
“ Nós não conhecemos ditaduras que sejam revertidas ou combatidas sem um massivo esforço integrado, não só dos partidos políticos, mas também da sociedade, porque isto não é um problema meramente de partidos que não têm a liberdade aqui ou aí, é um problema global e precisa de uma solução global”.