Esta segunda-feira, 8, faz dois anos que o ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, morreu, em Barcelona, e nas redes sociais multiplicam-se as mensagens de cidadãos que recordam o antigo Chefe de Estado com melancolia e saudade.
O político Higino Carneiro diz que José Eduardo dos Santos foi um incansável defensor do perdão e da Reconciliação Nacional, opinião partilhada pelos muitos internautas que recordam JES como “um grande homem”.
Nas primeiras horas desta segunda-feira, 8, vários angolanos escreveram nas redes sociais a célebre frase de JES “nem mais um tiro, temos de negociar a paz para salvar os homens vivos”, proferidas aquando da conquista da Paz em 2002.
Também nos táxis a conversa era sobre José Eduardo dos Santos, que, segundo vários cidadãos “faz muita falta ao país” e que “sacrificava o Governo pelo povo”.
Frases como “afinal éramos felizes e não sabíamos” e “sentia-se menos a fome” ecoavam hoje nos azuis e brancos.
José Eduardo dos Santos morreu vítima de doença em Barcelona, Espanha, a 8 de Julho de 2022. E muitos acreditam que já é hora de o País render uma grande homenagem ao também “Arquiteto da Paz”.
“Eterna honra ao Arquitecto da Paz, incansável defensor do perdão e da Reconciliação Nacional. Viva Angola”, escreveu esta segunda-feira, na sua página na rede social Facebook, o político Higino Carneiro, conhecido pelos angolanos pela alcunha “4×4”, que ocupou vários cargos no aparelho de Estado no Governo de JES.
Vários anónimos recordam José Eduardo dos Santos com respeito, admiração, e realçam que “Zedu” merece uma homenagem dada a sua dimensão.
Outros criticam o partido MPLA, partido do qual JES foi líder durante 38 anos, por pouco fazer para difundir a sua dimensão política e de Estadista.
“Faz hoje dois anos desde a sua partida para eternidade, embora em meio às controvérsias sobre a sua liderança, uma coisa é certa, foi o homem que conduziu os destinos do nosso país durante 38 anos e jamais será apagado da história. Um homem com uma tranquilidade imensurável, um homem com um olhar estratégico”, escreveu um dos internautas.
A maioria dos cidadãos escreve, na internet, a palavra “eterna gratidão”, fazendo recurso a diversas imagens de JES como Presidente da República.
Vale recordar que em Abril de 2023, o Chefe de Estado, João Lourenço, rendeu homenagem ao ex-Presidente José Eduardo dos Santos, com a deposição de uma coroa de flores no seu sarcófago, na Praça da República, adjacente ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, no âmbito das celebrações do Dia da Paz e Reconciliação Nacional.