As obras da Escola Maria Cabenha, orçada em 261 milhões de kwanzas, no âmbito do PIIM, no município do Cazenga, em Luanda, encontra-se em estado de abandono. O facto está a preocupar o Deputado da UNITA, Jeremias Mahula, que pede a responsabilização do antigo Administrador municipal, Tomás Bica.
A referida infra-estrutura, com doze salas de aulas, teria o prazo de conclusão de sete meses, mas já lá se foram cerca de três anos.
O deputado, defensor das Comunidades do Cazenga, fiscalizou os actos do governo angolano no Município na manhã desta quinta-feira, 27, onde lamenta o silêncio do Governo Provincial e da Administração Municipal que até ao momento não se pronunciam a respeito.
‘’ Naquela altura, quem era o Administrador do Município era o Tomás Bica, que até agora não presta conta, não só desta escola, temos muitas obras do PIIM inacabadas’’ frisou a fonte do Jornal Hora H.
Para o secretário-geral do SIMPROF, Admar Jinguma, o governo deve prestar maior atenção ao sector da educação para reduzir o número de crianças fora do sistema de ensino.
“Temos chamado atenção do Ministério da Educação para se financiar as escolas para que saímos deste estado calamitoso’’ declarou.
Segundo a fonte, para além daquela escola, existe outra infra-estrutura de ensino no âmbito do PIIM paralisada no município de Viana, distrito urbano do Zango 3.