A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) realizou no dia de hoje, 20 de Maio, uma cimeira extraordinária, em formato virtual, para debater a situação da seca induzida pelo fenómeno EL NIÑO, onde João Lourenço, enquanto Presidente da SADC, lançou, no decurso da cimeira, um Apelo humanitário para que sejam mobilizados 5,5 milhões de dólares a fim de acudir as necessidades imediatas dos afectados.

JORNAL FAX: PASCOAL ZUA

A seca e as inundações resultantes da acção do fenómeno EL NIÑO põem em risco a sobrevivência de mais de 60 milhões de pessoas na região da SADC. O apelo à solidariedade é dirigido aos países membros da SADC com capacidade para acções de ajuda, mas também à Comunidade Internacional, ao Sector Privado e a personalidades de boa vontade. A reunião foi orientada pelo Presidente em exercício da SADC, Chefe de Estado Angolano, João Lourenço,  com a participação de Presidentes e Primeiros-Ministros da larga maioria dos países membros da organização regional.  A cimeira ficou também marcada pela condenação enérgica aos acontecimentos de ontem em Kinshasa, que visaram a mudança de poder por métodos inconstitucionais, feita pelo Presidente João Lourenço no seu discurso de abertura e pelo conjunto de Chefes de Estado e de Governo da SADC no comunicado final que adoptaram.

 APELO REGIONAL DA SADC PARA APOIAR AS NECESSIDADES HUMANITÁRIAS

Suas Excelências Chefes de Estado e de Governo

 Representantes dos nossos Parceiros de Cooperação Internacionais

 Representantes da imprensa;

 Minhas Senhoras e Meus Senhores

Tal como referi nas minhas alocuções desta manhã, a nossa região enfrenta uma crise humanitária, resultante da seca e das inundações induzidas pelo fenómeno El Niño, que afectou negativamente as vidas e os meios de subsistência de mais de 61 milhões de pessoas na região da SADC.

Venho por este meio lançar um Apelo Regional no valor de 5,5 mil milhões de USD para apoiar as necessidades humanitárias e a recuperação da resposta a desastres de milhões de pessoas afectadas pela seca e pelas inundações induzidas pelo El Niño na nossa região.

O Apelo Regional da SADC complementa os esforços envidados pelos Estados Membros da SADC e abrange todos os sectores relevantes da economia da região, a fim de permitir uma abordagem holística para fazer face aos impactos da seca e das inundações induzidas pelo El Niño. Visa, essencialmente, dar resposta às necessidades humanitárias imediatas, bem como às necessidades de desenvolvimento e de reforço da capacidade de resistência a longo prazo.

Ao lançarmos hoje este Apelo, exortamos a Comunidade Internacional, o Sector Privado e personalidades de boa vontade para que ajudem a satisfazer as necessidades das populações afectadas. A caridade começa em casa, é o que dizemos, pelo que apelo aos Estados-Membros da SADC que tenham capacidade para ajudar os Estados-Membros afectados para que o façam de acordo com a nossa longa tradição de solidariedade e cooperação regional. À imprensa, apelo para que utilize o maior alcance e influência para realçar as necessidades das populações afectadas e atrair a atenção da comunidade internacional para a urgência e escala da situação humanitária que a nossa região enfrenta, para ajudar nos nossos esforços de mobilização de recursos para este Apelo.

Você não pode copiar o conteúdo desta página