Helicóptero que transportava o presidente iraniano Ebrahim Raisi e o ministro dos Negócios Estrangeiros despenhou-se no domingo quando atravessava um terreno montanhoso sob forte nevoeiro, disse um funcionário iraniano à Reuters, e os socorristas estavam a lutar para chegar ao local do incidente.

JORNAL FAX

O funcionário disse que as vidas de Raisi e do ministro dos Negócios Estrangeiros Hossein Amirabdollahian estavam “em risco na sequência da queda do helicóptero”, que aconteceu no regresso de uma visita à fronteira com o Azerbaijão, no noroeste do Irão.

“Ainda temos esperança, mas as informações que chegam do local da queda são muito preocupantes”, disse o funcionário à Reuters, falando sob condição de anonimato.

A televisão estatal informou mais tarde que o helicóptero tinha sido encontrado. A televisão estatal informou ainda que pelo menos um passageiro e um membro da tripulação tinham estado em contacto com as equipas de salvamento.

O líder supremo iraniano, Ayatollah Ali Khamenei, que detém o poder supremo e tem a última palavra sobre a política externa e o programa nuclear iraniano, procurou tranquilizar os iranianos, afirmando que não haveria perturbações nos assuntos do Estado.

Os meios de comunicação social iranianos afirmaram que o mau tempo foi a causa do acidente e que estava a complicar os esforços de salvamento. O chefe do Estado-Maior do exército iraniano ordenou que todos os recursos do exército e da Guarda Revolucionária de elite fossem utilizados nas operações de busca e salvamento.

“Está escuro e começou a chover, mas as buscas continuam. As equipas de salvamento chegaram à área… no entanto, a chuva criou lama, dificultando as buscas”, disse um repórter local à televisão estatal.

A emissora nacional tinha anteriormente interrompido toda a sua programação regular para mostrar as orações que estavam a ser realizadas por Raisi em todo o país e, num canto do ecrã, a cobertura em directo das equipas de salvamento enviadas a pé para a zona montanhosa, sob forte nevoeiro.

Esperava-se que as equipas de salvamento chegassem ao local provável do acidente no final da tarde de domingo.

A Arábia Saudita manifestou no domingo a sua “grande preocupação” com o desaparecimento de um helicóptero que transportava o Presidente Ebrahim Raisi, tendo-se oferecido para ajudar na resposta.

Numa declaração no X, também o Qatar manifestou a sua “profunda preocupação” com o desaparecimento do helicóptero que transportava o Presidente e o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão e ofereceu-se “para prestar todo o apoio nas buscas”.

A Casa Branca indicou que o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tinha sido informado sobre o acidente. A União Europeia ofereceu tecnologia de mapeamento por satélite de emergência para ajudar o Irão nas buscas.

Você não pode copiar o conteúdo desta página