O Centro de Estudos para Boa Governação (UFOLO) vai realizar no dia 03 de Abril de 2024, no Memorial Agostinho Neto, em Luanda um debate sob o lema ‘’Encontro sobre Oportunidades para a Boa Governação’’ que terá como objectivo promover a boa governação e a prosperidade em Angola, segundo a missiva enviada nesta terça-feira, 02, ao Jornal Fax.

JORNAL FAX: PASCOAL ZUA

O Documento em posse deste Jornal destaca que Durante décadas, o saque e a impunidade nortearam o funcionamento das instituições em Angola. Nos últimos quatro anos, a problemática sobre combater a corrupção e pôr fim à impunidade tem marcado a agenda política.

De acordo com a certidão, Angola tem condições ímpares para alcançar a prosperidade. Com as suas imensas riquezas naturais, uma população jovem e vigorosa e um crescente espaço de vontade política, precisamos agora de avançar firmemente rumo à boa governação e à necessária justiça social e económica.

Há muito a fazer também na sociedade civil. Desde já, é imperioso aproveitar o espaço público para promover um diálogo contínuo sobre a actual situação socioeconómica do país.

O Relatório exorta, a  luta contra a corrupção tem de ser articulada com a estruturação de um  governo melhor e mais transparente, com uma administração pública funcional e uma sociedade civil organizada e participativa. Falamos de condições fundamentais para o estabelecimento de um novo modelo económico no país. Mediante uma nova mentalidade social e uma nova abordagem governativa, temos de promover um País que seja transparente, livre e produtivo. Num ambiente concorrencial e empreendedor, poderemos tirar o melhor partido das nossas riquezas naturais e industrializar o País, gerando mais empregos e reduzindo a pobreza. E devemos fazê-lo pensando no longo prazo – nas actuais mas também nas futuras gerações –, com planos que assegurem a sustentabilidade económica e ambiental.

Importa referenciar que este encontro  terá vários temas dentre eles Políticas Públicas, Valorização do Capital Humano e Dignificação Salarial em Angola  que contará com a prelecção de  Evandro Campos Fernando, Docente da Universidade Óscar Ribas ,  Admar Jinguma, Secretário-Geral do SINPROF e Membro do CGSILA.

Você não pode copiar o conteúdo desta página