Decorre hoje o primeiro dia de visita oficial do Presidente da República de Angola, João Lourenço, à República Checa, a convite do seu homólogo, Petr Pavel, diz a missiva que o Jornal Fax teve acesso nesta quarta-feira 21 de Fevereiro do corrente ano.
JORNAL FAX
O cumprimento do programa começou com a cerimónia de acolhimento no Castelo de Praga, onde foram prestadas honras militares ao Chefe de Estado angolano. Acto contínuo, os dois Presidentes lideraram as conversações entre ambas as delegações, que serviram para definir as áreas de interesse para a futura cooperação.
No imediato, o diálogo levou à assinatura de um primeiro instrumento que abre caminho à conclusão de acordos sectoriais específicos, o Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas entre a República de Angola e a República Checa.
NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Após a visita ao Senado, onde o Presidente da República manteve uma extensa conversa com o Presidente do órgão, Milos Vistrcil, a agenda do dia prosseguiu na câmara dos deputados da República Checa, o outro ente que completa a estrutura bicamaral do poder legislativo em Praga.
Também aqui, os deputados checos manifestaram o vivo interesse de verem Angola e a República Checa iniciarem um novo e mais intenso ciclo de cooperação, que pode passar por sectores como a indústria, a produção de medicamentos e vacinas, a recuperação e modernização da técnica militar, a formação de pilotos, o ensino superior, a agricultura, os transportes e outros.