A polícia na Huíla deteve os autores do roubo de 36 milhões de kwanzas, que culminou com o homicídio de um comerciante Eritreu, a 05 de Fevereiro, no município do Lubango e que realizavam os roubos registados naquela circunscrição, nas últimas semanas.

Segundo fontes do Jornal Fax, o Delegado do Ministério do Interior e Comandante da polícia na Huíla, Comissário Divaldo Martins, os autores do homicídio do cidadão Eritreu são Marcos Lustre (tcp Bad ilustre) e um cidadão apenas conhecido por ‘Pidji”, ambos em fuga, que contaram com a participação de João Herculano (tcp John), detido, motorista de um dos armazéns da vítima, e que forneceu ao grupo as informações sobre a data da recolha do dinheiro.

As investigações da polícia determinaram que Bad Ilustre e MJ são membros de uma associação criminosa denominada “Liga dos Campeões”, que actua principalmente na região sul, e chegaram ao Lubango em datas diferentes, vindos das províncias do Huambo e Benguela, respectivamente. Foi esta organização que planeou e executou os referidos assaltos.

De acordo a fonte, são imputados ao denominado grupo Liga dos campeões a autoria directa e participação em nove (09) assaltos realizados entre a última semana do mês de Janeiro e a primeira do mês de Fevereiro, todos no Lubango.

O trabalho dos órgãos de polícia local (pna e sic), em coordenação com o serviço de informações e Inteligência do Estado (SINSE), permitiu ainda deter Wilson Alfredo Cachipo (tcp Jikilson), integrante da associação criminosa Liga dos campeões, por associação criminosa, roubo e furto, e Jilsónia Cardoso (tcp Sónia), residente no bairro da Mitcha, em cuja residência parte do grupo esteve alojada durante a estadia no município do Lubango.

De acordo com a Polícia, Sónia, que mantém uma relação íntima com Bad Ilustre, além de garantir alojamento ao seu parceiro e ao comparsa Jikilson, foi encontrada com um dos telemóveis roubados. Foi Sónia que alertou o seu parceiro de que a Polícia estava à sua procura, permitindo a sua fuga do Huambo para Benguela.

Segundo a polícia, o motorista do armazém foi já ouvido pelo juiz de garantias e aguarda pela determinação da medida de coacção, que muito provavelmente será a prisão preventiva. Quanto aos foragidos, foram já emitidos mandados de captura pelo Ministério Público, contra MJ e Bad Lustre, estando em curso uma operação em todo o território nacional para a sua detenção.

Você não pode copiar o conteúdo desta página