(Pensador & Escritor)

Hoje, no “Jorna da Hora”da TZ ZIMBO, assisti excertos de debate Zimbo, que é transmitido, em directo, ao domingo. Com efeito, não  gostei das reacçōes do Tito Camabage, visto que revelou ser um comentador amordaçado. Fiquei com a ideia de que está alheio à realidade de Angola, o que é muito mau!

Por aparentar não ter liberdade de consciência, aconselho a TV ZIMBO a substituí-lo por outro comentador que demonstrar ter honestidade intelectual. A minha exortação não implica a sua substituição por outra pessoa que critique gratuitamente o Governo, por isso também é um perfil de um mau comentador.

Há declarações do Tito Cambange que contribuem para a desvalorização da intelectualidade dos angolanos.

Há tempos, escrevi um texto sobre a qualidade de um bom comentador. Leiam-no, por favor!

A TV ZIMBO, considerada “a número 1”, deve escolher os melhores convidados e comentadores para os seus programas, ou seja, os que sejam capazes de fazer constatações, de criticar ou elogiar, quando se justifique fazê-lo.

Acompanho debates na comunicação social, há muitos anos. Desde 1996. Faço desde os meus tempos de estudante em Portugal. Deixei de ver novelas e aproveitar o tempo para assistir a debates e estudar línguas. Hoje, continuo a seguir os debates trasmitidos pelos canais de televisão portugueses e espanhóis.

Em relação aos debates angolanos, há vezes que sou forçado a mudar de canal. Muitas vezes, afasto-me da “número 1”, devido a má qualidade dos debates.

Por causa desta crítica sincera, talvez ganhe um inimigo. É importante dizer que o Tito Cambangue e eu lidamos bem. Contudo, sou defensor do “bom”, e do “bem”, por causa da minha visão no progresso.

Joseca-Makiesse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página