O fundador e coordenador da “Turma do Apito”, Adão Van-Duném, realizou uma Conferência de Imprensa nesta sexta-feira, 15 de dezembro de 2023, para esclarecer o desmantelamento da Brigada de Combate ao Crime pela Polícia Nacional e apresentar uma nova Associação Solidária de Vigilância Comunitária – “ASVC”, com o lema “Está a falar e Está a fazer”, através de um Memorando de Encontro com os membros e a Polícia Nacional de Angola.

A Brigada de Vigilância Comunitária, mais conhecida por “Turma do Apito” do Distrito Urbano do Sambizanga, que tinha como objetivo expandir suas ações para outras zonas e bairros da capital de Angola e outras províncias, “morre” no dia 1 de dezembro, após a Polícia Nacional desativar a Brigada da “Turma do Apito” por usurpação de funções, segundo o porta-voz do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) da Polícia Nacional, Quintino Ferreira.

Desde o surgimento da Brigada “Turma do Apito”, o aviso sobre o modo de atuação truculenta, considerada perigosa para a integridade física dos munícipes, não faltou. Isso gerou questionamentos sobre a competência da Polícia Nacional, o órgão do Estado responsável pela manutenção da Ordem e Tranquilidade Pública, conforme relatos dos maltratados.

O ex-fundador e coordenador, Adão Van-Duném, durante a conferência de imprensa realizada hoje às 08 horas, no Distrito Urbano do Sambizanga, em Luanda, justificou o desmantelamento da “Turma do Apito”. Segundo ele, os membros desta organização estavam constantemente usurpando as funções dos efetivos da polícia.

“Existe muita ambição e conflitos, por isso, fui obrigado a me desfazer da Turma do Apito e criar, com os demais membros, a Associação Solidária de Vigilância Comunitária – ASVC, que já está a funcionar aqui no Distrito Urbano do Sambizanga e em Cacuaco, no bairro Paraíso. Essa iniciativa foi aceita pelas autoridades angolanas através de uma Nota Introdutória feita às 10 horas do dia 22 de fevereiro de 2023.”

O encontro entre os membros da Associação e a Polícia Nacional foi realizado na sala de Reuniões do Comando Provincial de Luanda, sob a presidência de Sua Excelência Comissário, Mateus André, em Exercício. Diversos representantes policiais estiveram presentes, incluindo o Subcomissário Sergio Leite Faria, Chefe de Departamento de Educação Patriótica, Superintendente-Chefe Walter Cortez B. Costa dos Santos, Chefe de Departamento de Estudos e Planeamento, Superintendente-Chefe Manuel Chico Cachimbo, Chefe de Departamento de Informações Policiais, Superintendente-Chefe Clemente Miguel Pontes, Chefe de Departamento de Assessoria Jurídicas, Superintendente Adilson Santos, Chefe de Departamento de Investigação de Ilícitos Penais e Intendente Octávio Samba Jonjo, Chefe em exercício do Departamento de Segurança Pública e Operações.

Pela parte da Associação Solidária, estiveram presentes os senhores Walência Afonso, presidente do Conselho de Administração, José Jorge, soba do Município do Sambizanga, Horácio Teixeira, porta-voz da Associação, Adão Van-Duném, presidente Honorário, Elisa Bernardes da Silva, chefe da secção de Finanças, Gaspar Domingos, Coordenador da Juventude, Ivânio da Silva, diretor de Operações, Adão Neto e Apolinário Manuel José, coordenadores da Cultura e Desporto.

“Senhores jornalistas, considerando o objetivo do encontro, estabeleceu-se como agenda de trabalho um programa de parceria e apoio da Associação onde há falta de infraestrutura própria para o funcionamento adequado. Trabalhamos atualmente em residências sob contrato de arrendamento. Neste momento, necessitamos adquirir infraestruturas próprias que ofereçam melhores condições de trabalho e de acomodação. Temos como recomendação de um grupo de trabalho a nível do CPL, coordenado pelo Chefe de Departamento de Educação Patriótica, que inclui os chefes de Departamento de Informações Policiais, etc., e sob acompanhamento do Comando Provincial de Luanda, a Associação Solidaria de Vigilância do Distrito Urbano do Sambizanga pretende estender suas representações para os Municípios do Cazenga, Talatona, Belas, Icolo e Bengo e Quiçama”, disse o Presidente Honorário, Adão Van-Dunén.

Walência Afonso, PCA da ASVC, discorda da desativação da “Turma do Apito” pela Polícia, alegando que deveria ser abordada de forma pedagógica e próxima aos brigadistas. Apesar de reconhecer que alguns membros agiram fora da lei, destaca que a nova Associação visa corrigir essa imagem negativa. “Não podemos julgar toda a turma.”

Quanto às denúncias sobre o modo musculado de atuação, usando mocas, catanas, mangueiras e ferros para torturar supostos meliantes, Van-Dúnem reagiu afirmando que “isso não condiz com a verdade no momento em que estava a trabalhar como Coordenador porque a Brigada levava os bandidos, encontrados com a boca na botija, sem violência, às unidades policiais mais próximas. Mas depois começou a surgir ambições e conflitos com os demais responsáveis, e preferi deixar a Turma do Apito”, disse.

Quando questionado sobre brigadistas violentos que resolviam problemas conjugais e se serão reenquadrados com a nova Associação, o presidente Honorário esclareceu que a ASVC não se envolverá em problemas conjugais nem atuará como Ministério da Justiça, Educação, Cultura ou Finanças. “Não vamos obrigar os moradores a contribuir com dinheiro. Vamos manter a vigilância e combater a criminalidade através da Lei 17/16 de 1º de junho, a lei orgânica sobre as organizações e funcionamento das comissões de moradores. Esta Associação tem um Estatuto, e em breve será publicado no Diário da República.”

O Club-k contatou o Diretor de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial de Luanda, Superintendente Nestor Goubel, que esclareceu que “foram montados postos do comando para devolver o sentimento de segurança aos cidadãos no Distrito Urbano e justificou que a desativação da brigada ocorreu devido a atos não abonatórios, chegando mesmo a usurpar as funções da Polícia”, segundo o porta-voz.

11 thoughts on ““MATA-SE A TURMA DO APITO E SURGE ASVC”: A NOVA ASSOCIAÇÃO COM APOIO DA POLÍCIA”
  1. It’s the best time to make some plans for the future and it’s time to be happy. I’ve read this post and if I could I wish to suggest you few interesting things or tips. Maybe you can write next articles referring to this article. I desire to read more things about it!

  2. Howdy! Someone in my Myspace group shared this site with us so I came to look it over. I’m definitely enjoying the information. I’m bookmarking and will be tweeting this to my followers! Superb blog and excellent design.

  3. Hi there just wanted to give you a quick heads up. The words in your content seem to be running off the screen in Safari. I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with web browser compatibility but I thought I’d post to let you know. The design look great though! Hope you get the problem resolved soon. Kudos

  4. I like what you guys are up too. This kind of clever work and exposure! Keep up the superb works guys I’ve added you guys to my personal blogroll.

  5. Hey there! Someone in my Facebook group shared this website with us so I came to check it out. I’m definitely enjoying the information. I’m bookmarking and will be tweeting this to my followers! Superb blog and wonderful design and style.

  6. Hi there just wanted to give you a quick heads up. The text in your article seem to be running off the screen in Safari. I’m not sure if this is a format issue or something to do with internet browser compatibility but I figured I’d post to let you know. The design look great though! Hope you get the issue resolved soon. Many thanks

  7. Get rewarded with a $100 bonus when you register at og777! It’s quick and easy to sign up, and once you log in, your bonus will be ready to use. Enjoy a variety of games, including slots, casino games, and sports betting, and increase your chances of winning. Register now and start playing with your bonus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página