A província de Luanda tem 120 centros de acolhimento para as populações afectadas pelas chuvas, anunciou, segunda-feira, o comandante provincial adjunto do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.

Bravo Mendes adiantou, a título de exemplo, que 40 famílias atingidas pelas chuvas no município de Belas estão num centro de acolhimento erguido na localidade. “Temos os centros já existentes, que desempenham a função de acolher as pessoas desalojadas, por qualquer situação”, disse.

O comandante provincial adjunto dos Bombeiros avançou que há planos para se erguer mais locais onde construir centros de acolhimento, além de anunciar a preocupação pelos habitantes de algumas localidades como Vila Flor, Zango e Estalagem, vítimas das chuvas de domingo e ontem.

Bravo Mendes falava no final de um acto que marcou a entrega, pelo governador de Luanda, Manuel Homem, de diplomas de mérito e reconhecimento a algumas instituições pela dedicação ao serviço público, com realce às acções de limpeza, saneamento e manutenção do sistema de drenagem da capital do país.

O responsável do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros revelou, à Angop, que oito pessoas morreram em consequência das chuvas de domingo e ontem, em Luanda.

 
MITIGAR OS EFEITOS DA CHUVA

O Governo da Província de Luanda (GPL) está a criar condições para mitigar os efeitos da chuva, revelou, no encontro, Manuel Homem. O governador admitiu que o sistema de macro e microdrenagem continua a ser dos principais desafios para o GPL, cujas responsabilidades inclui a manutenção e a gestão do saneamento de Luanda. “É um desafio com o qual Luanda vem enfrentando nos últimos anos, em especial com a degradação das infra-estruturas de saneamento pelo tempo útil de uso destas”, declarou.

Manuel Homem reconheceu e agradeceu o compromisso das empresas distinguidas, pelo trabalho efectuado no quadro da limpeza, saneamento e manutenção dos sistemas de drenagem, das valas de retenção de água, sarjetas, colectores e esgotos da cidade capital. “Muito obrigado pelo empenho, queremos reafirmar o compromisso de continuarmos juntos nesta caminhada por uma província cada vez melhor”. 

 
OS AGRACIADOS

A distinção foi feita às empresas de construção civil Omatapalo, Mota Engil, Griner, Odebrecht e Sinohydro. Os diplomas foram entregues aos responsáveis das empresas pelo governador de Luanda, Manuel Homem, na sede do GPL, após a reunião da Comissão Provincial de Protecção Civil, que avaliou o impacto das chuvas este ano, as eventuais consequências da previsão meteorológica, o plano de intervenção da macrodrenagem e o plano de acção para mitigação e resposta aos efeitos das chuvas.

O encontro, realizado na sede do GPL, aprovou com unanimidade a proposta do plano de acção para a época chuvosa, num encontro que reuniu os membros da Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda.

BUSCAS PELO CORPO

As buscas pelo corpo do cidadão Moisés Luís, de 39 anos, desaparecido a 23 de Novembro deste ano, continuam e estenderam-se até à zona do Catinton, revelou, ontem, em Luanda, o comandante provincial adjunto do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.

O subcomissário Bravo Mendes disse que os efectivos do comando provincial de Luanda do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros prosseguem as buscas para localizar o munícipe, depois de já o terem efectuado em duas ocasiões, incluindo com familiares do desaparecido.

“Com o cepticismo da família e criadas as condições, efectuamos uma segunda incursão, mas não encontramos o corpo. Até agora continuam as buscas na zona do Catinton e sem grandes esperanças por enquanto”, explicou.

Com base no relato de algumas testemunhas, junto à Tourada, Moisés Luís, fazia trabalho de cobrador de táxi, desequilibrou-se e caiu na vala de drenagem defronte ao Velório da Polícia Nacional, onde foi arrastado pela água da chuva.


MORADORES DE ALGUNS BAIRROS PERDEM O SONO

As chuvas que caíram no domingo e ontem de madrugada tiraram o sono a milhares de cidadãos. Gaúcho foi um deles. Morador do bairro Mussende, em Viana, disse que, apesar de viver próximo à estrada principal, teve de dormir ao relento, pelo facto de a água da chuva ter inundado a casa.

“Nem consegui dormir. A casa está bem localizada, mas choveu tanto que entrou bastante água. Para não colocar em risco a família, devido ao risco de electrocussão, decidimos sair e passar a noite na rua. Montamos uma tenda improvisada próximo ao portão onde ficamos”, contou.

Gerente de uma recauchutagem, localizada a 30 metros de casa, disse que ontem, nem conseguiu ir trabalhar. “Ainda estamos a pensar em como vamos recuperar o que temos dentro de casa”, disse, à espera que o chuvisco miúdo cessasse para retirar a água de casa.

Ao lado da esposa e dos filhos, Gaúcho explicou que muitos outros vizinhos tiveram experiências semelhantes, alguns até piores. “Mesmo com os entulhos colocados, não conseguimos impedir o avanço da água”, lamentou.

Noutros pontos de Viana, a situação foi semelhante. No bairro Kajinji, os moradores ficaram sem poder ter contacto com outras localidades próximas devido ao transbordo da água de uma vala na circunscrição.

Ailton Francisco, de 21 anos, disse que queria ir para a escola, quando saiu de casa e notou que a maioria das pessoas estava a retomar. “Estudo de tarde, mas decidi ir mais cedo à escola por causa da chuva. Só não sabia que a água da vala tinha barrado a passagem”, adiantou.

Orlando Sulissa, morador da Sanzala, em Viana, disse que teve inúmeras dificuldades para se deslocar. “Não tem táxis. Estou na paragem desde às 8h30 e já são quase 9h20 e até agora nada”, lastimou, acrescentando que teve imensas dificuldades para chegar até à estrada principal, devido aos charcos de água.

TRÂNSITO FAVORÁVEL

Ontem, a circulação rodoviária não registou os habituais congestionamentos diários. Em parte por muitos funcionários terem ficado sem condições de ir até aos locais de trabalho. Nas vias principais, como a Avenida Deolinda Rodrigues, a fluidez era registada da Vila de Viana até ao 1º de Maio, apesar de existirem alguns pontos com água parada.

ADVERTÊNCIA PARA BENGUELA

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) lançou, ontem, o alerta amarelo, de advertência, para a possibilidade de chuva forte com trovoadas na província de Benguela, informou, ontem, o director da instituição.

João Afonso adiantou que de acordo com as previsões é preciso alertar a população e as autoridades de Benguela para as próximas horas. A população, continuou, deve estar atenta, em especial pelo risco de ocorrência de descargas eléctricas. “É preciso que quando estiver a chover as pessoas fiquem longe dos postes de energia eléctrica, debaixo de árvores ou usem telemóveis”, sublinhou, além de aconselhar as pessoas a desligarem os aparelhos eléctricos e quadros de energia nestas condições.

O INAMET, referiu, prevê, igualmente, a ocorrência de chuvas intensas, acompanhadas de relâmpagos, nas províncias do Cuanza-Norte, Luanda, Bengo e Cuanza-Sul. De acordo com os dados, disse, a província do Cuanza-Norte registou o maior volume de chuva e por isso teve um alerta “laranja”.

MORTES NO HUAMBO

As chuvas que caíram, nos últimos sete dias, em algumas localidades da província do Huambo, causaram a morte de seis pessoas e desalojaram dezenas de famílias, informou, ontem, a Angop.

Numa nota de imprensa, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros explicou que uma das vítimas foi em consequência de uma descarga atmosférica, enquanto as outras cinco foram por desabamento de parede de residências. As tragédias, com base no documento, ocorreram nos municípios do Bailundo, Caála e Longonjo. De realçar que, entre 15 de Setembro a 28 de Novembro, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros na província do Huambo registou a morte de 60 pessoas e ferimentos de outras 51, como resultado das chuvas torrenciais acompanhadas de fortes ventos e descargas atmosféricas.

DESTRUIÇÃO DE BENS MATERIAIS NO CUANZA-SUL 

A chuva que caiu entre às 21h00 de domingo às 13h00 de ontem, causou muitos estragos na cidade do Sumbe, no Cuanza-Sul, como inundações de estabelecimentos escolares, unidades hospitalares e algumas residências.

De acordo com balanço provisório dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), a intensidade da chuva levou ao transbordo do rio Cambongo, o que provocou o desabamento de quatro residências no Sumbe, causando dois feridos, a inundação do Hospital Pediátrico do Cuanza-Sul, obrigando a transferência de 154 pacientes internados para o Hospital Geral do Sumbe.

O comandante provincial adjunto do SPCB disse que a chuva afectou duas mil famílias e como tal 11 mil cidadãos estão ao relento. Mário Calei adiantou que a chuva inundou, também, sete escolas, duas Igrejas e provocou o deslizamento de terras ao longo da Estrada Nacional 240, que liga a cidade do Sumbe à Gabela.

Entre as instituições mais afectadas por inundações, realçou, estão o Instituto Médio Politécnico do Sumbe e a escola do I Ciclo do ensino secundário “4 de Abril”. As localidades mais afectadas, adiantou, foram as de Kissala, Dinga Horta, Bairro Novo, São João e Sandinos.

O administrador do Sumbe, Adérito Jorge, considerou preocupante o cenário e lamentou a falta de meios para acudir as pessoas. “Estamos a viver uma situação difícil, sem meios para responder à urgência”.

TRANSTORNOS SÃO REGISTADOS NA CAPITAL

Casas inundadas, estradas alagadas e ruas intransitáveis é o cenário que se vislumbra em alguns municípios da cidade de Luanda, devido à chuva que caiu ontem, fazendo com que muitos munícipes fiquem presos dentro das residências.

O município de Viana e o do Cazenga foram dos mais afectados. Em Viana, de acordo com relatos, os moradores da área próxima à Bacia do Coelho perderam o sossego nas primeiras horas da madrugada de ontem. A chuva causou inundações de muitas residências, bem como de uma das igrejas Católicas na circunscrição. “A situação aqui está difícil, não conseguimos sair de casa. Tem muita lama e lixo por todo o lado. A bacia de retenção do Coelho é o que mais nos preocupa. Temos medo que cause muitos problemas aos cidadãos. Há até vizinhos que abandonaram as casas. É uma lástima”, lamentou Mário Joaquim.

O município do Cazenga foi também um dos mais afectados com as últimas chuvas. Os moradores da rua do Kizanga, na 5ª Avenida, defronte ao mercado do Asa Branca e da rua das Comissões, estão a viver dificuldades. A chuva, explicaram, inundou várias casas. Outras, os proprietários preferiram abandonar para se abrigarem em casas de familiares, ou de amigos.

Na Samba, no sentido Antigo Controle-Mutamba, a chuva também “arrastou” a areia dos bairros adjacentes até à estrada principal, ao ponto de causar um ligeiro congestionamento aos automobilistas. Além da areia, o lixo também criou dificuldades na deslocação rodoviária. Ao longo da via era visível algumas valas de escoamento entupidas e com uma quantidade elevada de lixo.

Um cenário idêntico foi registado, igualmente, noutros bairros como o Calemba II e Sapu II.

Celeste de Melo

DESCARGA ATMOSFÉRICA MATA NO LOBITO

Um cidadão morreu e outro ficou gravemente ferido, devido às descargas atmosféricas causadas pelas chuvas que caíram no final de semana, nos municípios do Balombo e da Ganda, revelou, ontem, o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.

Jorge David explicou que o malogrado, Belchior Kuando, de 38 anos, era residente do Balombo e estava em casa quando foi atingido pelo relâmpago. “Já a outra vítima, que sofreu apenas ferimentos, foi Beni Maurício, de 26 anos, residente na vila da Ganda, atingido pelo relâmpago quando manuseava o telemóvel em casa”, disse, adiantando que a vítima foi prontamente evacuada para o Hospital Municipal da Ganda. “A equipa médica garantiu que ele está estável, mas carece de algum cuidado”.

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros em Benguela, realçou, tem estado a alertar os cidadãos a absterem-se do manuseio de aparelhos electrónicos, sobretudo telemóveis, enquanto estiver a chover, bem como a não se abrigar debaixo de árvores, ou estacionar debaixo destas ou de postes eléctricos.

7 thoughts on “GOVERNO DE LUANDA CRIA CENTROS PARA ACOLHER VÍTIMAS DAS CHUVAS”
  1. Some will develop carpal tunnel syndrome, where a
    nerve that goes into the hand is compressed as a outcome
    of swelling. This may cause tingling and numbness in the fingers, pain, and hand weak point.
    HGH is known to trigger water retention,
    with the wrists being a standard problem area. It can come
    as a surprise that Anavar, for women, regardless of being a steroid hormone,
    may cause fewer side effects than HGH. available at Valley`s website
    low doses, many ladies can avoid virilizing side effects with
    Anavar.
    Nonetheless, oral steroids, including Dianabol, can be more harmful to
    the liver compared to injectable steroids and include a variety of potential side effects.
    Users usually discover an increase in power and muscle
    mass inside the first couple of weeks. Nevertheless, the rapid features also can result in water retention and different
    unwanted effects. Dianabol or D-Bol, also referred to
    as methandienone, is a robust anabolic steroid extensively utilized by bodybuilders
    and athletes to enhance muscle progress and energy. However, like several medication, it carries the
    danger of side effects. This Is the list of the widespread and less frequent unwanted side
    effects of Dianabol, as properly as suggestions to assist handle and mitigate these potential points.
    Depending in your particular goals, these will typically be
    the preferred steroids, like testosterone and Trenbolone for bulking cycles and Anavar or Winstrol if you’re on a slicing cycle.

    Arnold’s food plan was tailored to optimize the muscle-building course of augmented by Dianabol, offering the right
    nutrients for restoration and progress. Rapid muscle restoration is a
    aspect of the muscle-building narrative often forged into the shadows.
    Intense coaching classes lead to minuscule muscle tissue tears that lead
    to irritation and soreness. It moderates this inflammatory response and expedites the recuperation course of, enhancing the overall efficiency
    and productiveness of each coaching session. The acquisition of Dianabol carries additional
    risks as a outcome of prevalence of counterfeit merchandise out there.
    This not solely could scale back the results of users but additionally pose additional dangers
    to their well being.
    Doses are, indeed, higher, however results will also be higher – unwanted effects may kick in. Doses are
    comparatively low and delicate, so you are less prone to expertise any main unwanted effects.
    Regardless Of this fact, dianabol remains to be
    highly effective and provides you with huge positive aspects over a short time period.
    Plus, it is a useful choice for these who need quick
    results with out injections – corresponding to testosterone.

    Trenbolone is maybe the most superior anabolic steroid one can use, so it
    should also be included in any advanced cycle with HGH.
    I would purpose for at least 12 weeks if muscle growth is your
    primary objective; in any other case, it’s not value the cost.
    For fat loss, basic rejuvenation, recovery, and other low-level benefits are your goal?

    If you would possibly be genetically predisposed to baldness, then you’re more likely
    to experience this particular facet impact. Dianabol is classed as a
    Schedule III managed substance within the US,
    and it’s against the regulation to buy Dianabol or use it in most countries.
    It can also be, like all anabolic steroids, a banned substance by world sporting our bodies.
    Regardless Of this, Dianabol is widely obtainable amongst steroid
    suppliers, however care should be taken to ensure counterfeits are not being bought.
    A discount in subcutaneous physique fats is one other optimistic evaluate
    we’ll often see. This is more of a bonus result with Dianabol as it’s not a real fat-burning steroid.
    Dianabol can burn fat and construct muscle if solely maintenance-level calories
    are consumed.
    Most men using testosterone enanthate will find they
    really feel better in all aspects of life – mentally and bodily.
    Power features by the fourth week might be spectacular, as
    will your capability to avoid fatigue during intensive weight coaching classes.
    Longer workouts, extra intensive workouts, smashing through earlier lifting
    limits, resulting in faster, extra significant muscle positive
    aspects. Quite than a significantly brief and unusable half-life of
    simply 10 minutes for unestered testosterone, the enanthate ester controls the release of the hormone over a number of days[1].
    This was created for the good thing about these utilizing testosterone for
    medical causes however can also be highly convenient
    AND interesting for us bodybuilders who would favor not to be doing day by day injections.
    Both pharmaceutical and underground lab products can be found for
    Deca-Durabolin and, more hardly ever, NPP.
    The actuality is, Dbol only cycles are only good for a first
    cycle (to help leap start your body) or if you’re experienced.
    Lengthy term, this type of cycle isn’t great as a end result
    of until you’re ready to place within the leg work, your features will begin to fade after a month.
    Decide for a Dbol only cycle, and you’re limited to 4-6 weeks earlier than you want to stop.
    Stack Dianabol with different steroids, and you may enjoy a longer
    cycle, as you’ll be able to use Dianabol to kick-start the first four weeks of your
    cycle, before completing it with one other testosterone.
    And this is essential, because it allows one hundred pc of your protein intake
    to focus in your muscle tissue. Now, if you’re pretty
    critical about bodybuilding, you’ll have most likely already heard a couple of
    names on the grapevine. Nicely, right now our aim is to enlighten you about
    Dianabol (Dbol) cycles, and how it can be used to help each novice
    and superior fitness center customers.
    Whereas Dianabol is an illegal compound, D-BAL has been fomulated with pure elements and don’t break
    the legislation. You will discover that lots of bodybuilders will comply with two months
    on, one-month off-cycle sample. It also provides you with
    the opportunity to stay emotionally and mentally
    refreshed. Over the course of your first cycle, you should be rigorously monitoring
    how your body reacts to it.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página