A província de Luanda registou pelo menos 14 acidentes de viação durante o fim-de-semana, que resultaram em três mortos e 14 feridos, cujas causas prendem-se essencialmente com o excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução.

De acordo com o porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, Nestor Goubel, os danos materiais dos acidentes estão avaliados em um milhão e novecentos kwanzas.

“Dizer também que pelo menos 537 cidadãos automobilistas foram sancionados com multas por diversas infracções ao Código de Estrada. Foram também detidos de 60 cidadãos, 4 por consequência de acidente de viação, 54 por condução em estado de embriaguez, 1 por falta de habilitação, 1 por falsificação de documento, que serão encaminhados ao tribunal para julgamento sumário”, avançou.

O superintendente-chefe disse igualmente que o Comando Provincial procedeu a apreensão de três armas de fogo, uma do tipo AKM e duas pistolas, bem como três carregadores e várias munições.

Nestor Goubel sublinhou que no âmbito da repressão e prevenção aos crimes violentos, foram esclarecidos 82 crimes diversos, 49 em flagrante delito e 33 em sequência investigativa, foram realizadas 24 micro operações, que resultaram na detenção de cidadãos com idades compreendidas entre 18 e 55 anos de idade.

Já o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros durante as últimas 72 horas intervencionou em todo território nacional, um total de 137 ocorrências, mais 23 em relação ao período anterior.

As ocorrências resultaram em 147 serviços de socorros, com 40 vítimas feridas, mais 14 em relação ao período anterior, e 12 mortais, isso menos 5 em relação comparação ao fim-de-semana passado.

O inspector bombeiro, Vanoi Benoliel, sublinhou que do ponto de vista de ocorrências, o destaque recaí para 27 patologias diversas, 23 incêndios, 19 acidentes, sendo 17 de viação com 26 vítimas, das quais duas mortais e 24 feridas.