O Advogado Sérgio Raimundo afirmou recentemente, que o MPLA não primou pela Ética no acto de substituição da Presidente da Assembleia Nacional cessante, Carolina Cerqueira, efectuado no dia 17 de Novembro, durante a Primeira Reunião Plenária Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 5ª Legislatura do Parlamento.
REDACÇÃO JORNAL FAX
O Advogado destacou a necessidade do MPLA transmitir a certeza e a segurança Jurídica aos angolanos que têm votado no mencionado partido. “Quem foi substituir a Presidente não estava no Parlamento, era Ministro de Estado, isto é muito mais grave, transmite a ideia de sobreposição do partido ao estado, porque foi decidido numa reunião do partido”, referiu.
Para Sérgio Raimundo, esta atitude não é satisfatória para um país que pretende construir um estado democrático de direito, garantindo que a pessoa que substituiu a Presidente cessante do Parlamento, não vai exercer a sua função com plenitude da sua vontade, com receio de ser exonerado a qualquer momento, sem um aviso prévio.
O Advogado recorreu ainda ao Sistema político do ocidente, destacando que é importante olhar para forma como os políticos têm encarado os cargos exercidos. “Eu não vi aqui um Presidente dum partido político que se demitiu por perder as eleições”, acrescentando que o DNA dos partidos políticos na África subsariana são os mesmos, sendo construídos na base e semelhança dos seus líderes.
“Todo o líder político dum partido político em Angola tem a tendência de ficar lá até morrer, todos fazem uma luta para ficar e chegam a alterar o estatuto”, frisou.
De recordar que, o Advogado Sérgio Raimundo no mês Julho, rejeitou a condecoração presidencial, no âmbito dos 50 anos de Independência Nacional, em uma carta aberta, dirigida ao Presidente da República, João Lourenço.
A decisão foi justificada pelo facto do Advogado na altura entender que, figuras como Jonas Savimbi e Holden Roberto, fundadores da UNITA e da FNLA, respectivamente, foram determinantes para a resistência ao colonialismo, razão pela qual não deviam ser excluídos das medalhas de condecoração.
