Um grupo de funcionários recentemente admitidos no Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF) está a enfrentar dificuldades e frustração devido ao atraso de quatro meses no pagamento de salários. A falta de remuneração deve-se, segundo os trabalhadores, à demora no seu enquadramento no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE).
De acordo com as denúncias enviadas a Tv Maiombe, o processo de recrutamento para estes novos quadros iniciou-se em Maio de 2024. A sua admissão oficial, no entanto, só foi formalizada em 13 de maio de 2025, através de um processo que envolveu a Escola de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) e o próprio MINAGRIF.
Apesar de estarem em funções há mais de 120 dias, os novos funcionários continuam sem receber qualquer salário, o que tem gerado graves problemas financeiros e pessoais. O enquadramento no SIGFE é um passo crucial para a regularização da sua situação laboral e para o processamento dos vencimentos, mas, até o momento, este procedimento ainda não foi concluído.