O Salão Nobre do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) acolheu, nesta quinta-feira, 18 de Setembrodo corrente ano, em Lisboa, a 285ª Reunião Ordinária do Comité de Concertação Permanente (CCP).
REDACÇÃO: JORNAL FAX
Segundo a nota de imprensa que o Jornal Fax teve acesso, os trabalhos foram conduzidos por Sua Excelência Artur Silva, Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal e Representante Permanente da Guiné-Bissau junto da CPLP, que presidiu à sessão na qualidade de Coordenador dos Embaixadores da CPLP.
Durante a sessão de abertura, a Embaixadora Maria de Fátima Jardim, Secretária Executiva da CPLP, proferiu um discurso no qual recordou as visitas de cortesia que tem recebido dos Representantes Permanentes desde a sua tomada de posse.

Referiu que esses encontros evidenciaram a necessidade de iniciar uma nova etapa no seio da Comunidade, pautada por maior compromisso, tranquilidade e transparência na execução dos planos de ação previamente definidos.
Outrossim, destacou que o lema “A CPLP e a Soberania Alimentar: Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável” deve nortear a ação conjunta da Comunidade.
Neste contexto, explicou que a alimentação representa uma prioridade fundamental para os povos da CPLP, associada ao fortalecimento da agricultura e à valorização dos temas alimentares como motores de crescimento económico, criação de empregos, geração de riqueza, inclusão social e desenvolvimento local.
Durante o encontro, os participantes partilharam informações sobre os Estados membros e analisaram matérias relacionadas com a concertação político-diplomática e a cooperação.
A agenda contemplou ainda temas ligados à ação cultural e língua portuguesa, bem como assuntos económicos, empresariais, administrativos e financeiros, além da apreciação de pontos de informação.
Estiveram presentes Representantes Permanentes dos diferentes países que integram a CPLP, nomeadamente Evaristo da Silva, de Angola; Juliano Nascimento, do Brasil; Stella Zeca, de Moçambique; António Lima, de Portugal; Esterline Género, de São Tomé e Príncipe; e Laura Abrantes, do Timor-Leste.
O Comité de Concertação Permanente (CCP) é um dos principais órgãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e integra um representante de cada Estado-membro.
O referido comité consiste em acompanhar a execução das decisões e recomendações dos restantes órgãos da CPLP, em particular do Secretariado Executivo bem como supervisionar as atividades do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.