Maria de Fátima Jardim, Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), proferiu, nesta segunda-feira, 8, em Lisboa, a aula magna da sessão inaugural do Curso Avançado de Defesa da CPLP, intitulada “A Importância da CPLP como Fator de Integração Lusófona”.
REDACÇÃO JORNAL FAX
Segundo a fonte deste jornal, foi realizada em formato virtual, a intervenção coincidiu com as celebrações do ducentésimo terceiro aniversário da Independência do Brasil, assinalado a 07 de Setembro, e enquadrou-se no convite endereçado pelo Ministério da Defesa do Brasil à Secretária Executiva da CPLP.
De acordo com a nota, a Embaixadora Fátima Jardim realçou a centralidade da língua portuguesa como elemento de coesão identitária, cultural e diplomática entre os nove Estados-membros, tendo reforçado que o património linguístico comum representa o ponto de partida para a integração e para a concertação política no seio da CPLP.
Sublinhou ainda que a organização representa uma comunidade de povos, famílias e cidadãos unidos por uma língua partilhada que se estende da esfera privada ao espaço público, das escolas às universidades, e que reforça a cooperação entre os Estados.
A Secretária Executiva da CPLP destacou os desafios contemporâneos enfrentados pelos países lusófonos, entre os quais a segurança alimentar e nutricional, segurança energética, a redução das desigualdades sociais e o fortalecimento dos sistemas democráticos.
Defendeu ainda a necessidade de uma nova agenda estratégica para a CPLP, baseada no lema da soberania alimentar, a inovação e digitalização, o desenvolvimento humano, a cooperação económica e a preservação da paz e estabilidade internacionais.
Segundo a Secretária Executiva da comunidade lusófona, a CPLP deve afirmar-se como promotora de diálogo, cidadania inclusiva e desenvolvimento sustentável.
Referiu ainda que a agenda da organização deve favorecer a internacionalização das empresas, a atração de investimentos em setores estratégicos e o reforço da concertação política em defesa da democracia, da justiça social e dos direitos fundamentais dos cidadãos.
A intervenção da Embaixadora Maria de Fátima Jardim foi recebida com grande interesse pelos participantes, que reconheceram a relevância do papel da CPLP como espaço de concertação política, de cooperação técnica e de afirmação da lusofonia na arena internacional.
O Curso Avançado de Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAD-CPLP) é uma iniciativa da Escola Superior de Guerra (ESG), do Ministério da Defesa do Brasil, concebida para reforçar a cooperação estratégica e o intercâmbio de conhecimento entre os Estados-membros da CPLP.
Realizado integralmente em modalidade de ensino a distância, o curso tem a duração de 60 horas e destina-se a militares e civis, com o propósito de promover o pensamento estratégico no domínio da defesa, bem como valorizar a integração e a concertação entre países de língua portuguesa.