Há um vídeo publicado recentemente nas redes sociais e que se tornou viral, onde o político Abel Chivukuvuku, presidente do PRA-JA Servir Angola, aparece aparentemente agitado no Aeroporto de Lisboa, ao tentar subir numa viatura
No vídeo, cujas imagens são pouco nítidas, ele aparece auxiliado por dois jovens para entrar no carro, e há quem diga que se sentiu mal, decorrente de uma suposta patologia de que padece há algum tempo, enquanto outros afi rmam que estaria supostamente embriagado.
O assunto provocou debates nas plataformas digitais e, apesar do comunicado apócrifo do seu partido, que esclarece que ele se sentiu mal, muitos internautas dizem que ele estava com uns “copos a mais” e que não foi a primeira vez em que o político aparece naquele estado.
Até hoje, o assunto está a ser gerido no silêncio, pois não se sabe ao certo o que realmente aconteceu, e as especulações subiram de tom porque ele próprio e a sua família não fi zeram nenhum pronunciamento ofi cial sobre o seu estado clínico.
O tema que se levanta nas redes sociais tem a ver com o suposto excesso, tendo em conta a sua posição na sociedade angolana, particularmente na classe política, em que granjeia respeito e admiração.
Nos debates, há quem o acuse de gostar muito de ambientes festivos, regados com um bom vinho ou whisky, e que, às vezes, exagera no consumo, tendo sido citado um caso que terá ocorrido algures na Samba Grande, em Luanda, onde foi encontrado embriagado e socorrido por um grupo de jovens que se encontravam num momento de lazer, nas proximidades do viaduto do Nzamba 2.
O vídeo foi aproveitado por alguns dos seus detratores para achincalhá-lo, principalmente por indivíduos do seu antigo partido, que o apontam como um “bom apreciador de bebidas espirituosas”, prática que remontaria ainda à época em que era homem de confiança de Jonas Savimbi, então presidente da UNITA, que o catapultou para as luzes da ribalta política. Analistas políticos independentes defendem que a família e o seu partido deveriam vir a público explicar o que aconteceu com Abel Chivukuvuku, para se evitarem especulações.
Fonte: Pungo Andongo