O Madagáscar assumiu, este domingo, a presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) na 45.ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da organização, que decorre em Antananarivo.

No discurso de aceitação, o Presidente Andry Rajoelina sublinhou a importância da solidariedade e da responsabilidade partilhada na condução da agenda de integração da SADC, especialmente no fortalecimento da resiliência económica, na promoção da estabilidade regional e na aceleração do desenvolvimento sustentável em benefício dos cidadãos da África Austral.

Esta 45.ª Cúpula testemunhou, também, um momento histórico quando quatro líderes recém-eleitos participaram e se dirigiram à reunião pela primeira vez, nomeadamente os Presidentes do Botswana, Daniel Chapo, de Moçambique, Netumbo Nandi-Ndaitwah, da Namibia, e Navinchandra Ramgoolam, primeiro-ministro das Maurício, soube o Jornal de Angola Online de fonte oficial.

Angola participa no evento, com uma delegação chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Teté António, em representação do Chefe de Estado e líder da União Africana, João Lourenço.

Você não pode copiar o conteúdo desta página