Os partidos PRA-JA Servir Angola, Liberal e Aliança das Gerações de Angola para o Tratado de Unidade e Desenvolvimento Orientado (Paga Tudo), todos com uma “forte influência” no sul do País, são os principais adversários da UNITA nas eleições de 2027 e que poderão reduzir substancialmente os números de deputados do principal partido da oposição no futuro Parlamento.
REDACÇÃO JORNAL FAX
Estas três formações políticas têm nas suas fileiras, quadros influentes naturais das províncias do Bié e Huambo, considerados praças eleitorais da UNITA.
Segundo alguns analistas políticos, nas eleições de 2022, o PRA-JA Servir Angola (ainda não reconhecido pelo Tribunal Constitucional) que concorreu na lista da UNITA elegeu 14 deputados e concorrendo isoladamente em 2027, este número poderá triplicar.
Aliança das Gerações de Angola para o Tratado de Unidade e Desenvolvimento Orientado (Paga Tudo), credenciado no dia 17 de Março do ano em curso, e autorizado como comissão instaladora, tem como o coordenador, Edson Swilly.
“Seremos poder ou vamos fazer parte do poder”, assegurou Edson Swilly jovem que diz ter muita aceitação no sul do País.
Os três líderes, Abel Chivukuvuku (PRA-JÁ Servir Angola) Luís Castro (Partido Liberal e Edson Swilly (Paga Tudo), são unanimes em afirmar que não foram mobilizados como partidos satélites do MPLA, para confundir o eleitor.
O analista político, Silvano Betuel Carneiro, dúvida que a UNITA venha ter nas próximas eleições mais de 50 deputados, com o surgimento destas formações políticas.
“Das informações que temos, muitos militantes descontentes da UNITA, estão aderir em massa nestes partidos. Por isso, a UNITA tem que ter muito cuidado como organizar os seus trabalhos, tendo em vista as eleições de 2027”, Silvano Betuel Carneiro.
Refira-se que o PL é o primeiro partido a ser legalizado em 2025, seguindo-se da Cidadania. Depois da legalização do PRA-JÁ Servir Angola de Abel Chivukuvku, em Outubro de 2024, Angola conta atualmente com 15 partidos políticos: MPLA, UNITA, FNLA, PRS, PDP-ANA, PADDA-AP, PALMA-NOVA ANGOLA, PNSA, PPA, BD, PHA, CIDADANIA, PRA -JA SERVIR ANGOLA e o Partido Liberal, Cidadania.