Um docente, identificado como Isaías Lobo Mayagala, e sete estudantes do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), na província do Uíge, foram detidos nesta segunda-feira pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), sob a acusação de corrupção activa e passiva.

A detenção foi realizada, segundo um informe do SIC, em cumprimento de mandados emitidos pela Procuradoria-Geral da República local.

Isaías Mayagala, docente da cadeira de Estatística Aplicada nos cursos de Pedagogia e Sociologia, é acusado de cobrar 20 mil kwanzas por estudante para garantir a aprovação na disciplina que leccionava.

De acordo com Zacarias Fernando, porta-voz do SIC no Uíge, as investigações levaram à apreensão de 415 mil kwanzas na posse do docente, supostamente fruto da acção corrupta.

Os detidos foram apresentados ao Ministério Público e posteriormente ao Juíz de Garantias para os procedimentos legais.

Noutro caso, ocorrido no dia 10 deste mês, o docente Kussumba Kutanga, do curso de Ensino de História, foi preso pelo SIC após uma denúncia de uma estudante à Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE).

Kutanga, tutor da estudante, exigia 150 mil kwanzas para concluir a orientação do seu trabalho de fim de curso e, posteriormente, passou a exigir favores sexuais.

Inconformada, a estudante denunciou o caso à lGAE e ao SIC, que agiram rapidamente prenderam o docente. Kussumba Kutanga foi detido durante uma defesa de trabalho de fim de curso, na qual era membro do júri.

A polícia encontrou no seu telefone mensagens que comprovam a troca de favores monetários e sexuais em troca de notas, tutoria de TFC e pagamento de subornos aos membros do júri.

Você não pode copiar o conteúdo desta página