Cerca de nove crianças foram levadas e internadas este domingo no Hospital Heróis de Kifangondo, em Cacuaco, por intoxicação, sendo duas em estado grave, por supostamente terem consumido uma bebida de fabrico caseiro que foi misturada com suposto “capassarinho” numa festa de aniversário.

O facto aconteceu no bairro Tando 2, por volta das 11 horas de sábado, no município de Cacuaco, Luanda, tendo na sequência do ambiente festivo as crianças consumido a bebida misteriosa que quase os levou a morte como contam os familiares.

De acordo com o médico psiquiatra, Jaime Sampaio, as crianças deram entrada no serviço de urgências com grau de intoxicação alta, e quadros de alucinações.

Entretanto, este domingo, a titular da pasta da saúde Sílvia Lutucuta visitou as crianças internadas, tendo dito que dados preliminares apontam para a ingestão de uma bebida psicotrópica e de produção caseira.

A titular da pasta da Saúde revelou que o produtor da bebida foi detido, tendo o Serviço de Investigação Criminal recolhido amostras das plantas usadas para a feitura da bebida para análise laboratorial.

As crianças fazem parte de um grupo de 9, com idades entre um ano e 12 anos, na sequência do consumo de uma bebida preparada com substâncias ainda por se identificar.

ESTÁ DETIDO CIDADÃO QUE FABRICOU BEBIDA QUE INTOXICOU MENORES EM CACUACO, GARANTE SÍLVIA LUTUKUTA

A ministra da Saúde garantiu que está detido um cidadão nacional, acusado de ter fabricado uma bebida caseira que provocou a intoxicação a várias crianças que se encontram internadas no Hospital Heróis de Kifangondo, no município de Cacuaco.

Silvia Lutukuta, ontem, domingo, efectuou uma visita as referidas crianças que a esta altura recebem a assistência médica e medicamentosa, tendo constatado que as vítimas consumiram uma bebida psicotrópica e de produção caseira. Dentre as nove crianças internadas, duas estão em estado grave.

A ministra, durante a sua visita, fez saber que o Serviço de Investigação Criminal, além de deter o presumível autor, procedeu, igualmente, a recolha dos produtos usados para o fabrico da bebida, que estão a ser analisados no laboratório.

A directora daquela unidade hospitalar, Jovita André, avançou que as crianças deram entrada ao Banco de Urgência em estado de sonolência e agitação muito agressivas, como publicou o Jornal de Angola, nesta segunda-feira. Já o médico psiquiatra, Jaime Sampaio, adiantou que o consumo da bebida pode provocar uma falência dos rins ou mesmo até à morte.

De realçar que no último sábado, o Presidente da República, João Lourenço, inaugurou o Hospital Geral de Cacuaco, apelidado por Heróis do Kifangondo, que apresenta mais de mil profissionais que prestam serviços em diversas áreas de saúde que existem no hospital, como os serviços de pediatria e diagnóstico terapêutico.

Você não pode copiar o conteúdo desta página