O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder, vai realizar, em dezembro, um congresso extraordinário, para balanço dos 50 anos de independência, anunciou hoje o secretariado do Bureau Político.
No comunicado saído da 10.ª reunião extraordinária do secretariado do Bureau Político do Comité Central do MPLA, realizada hoje sob presidência do líder do partido, João Lourenço, refere-se que se aproxima a data do 50.º aniversário da independência nacional, um “marco importante para a vida do povo angolano”, cujas comemorações se iniciam a 11 de novembro deste ano.
Nesse sentido, o Secretariado do Bureau Político do Comité Central concluiu pela necessidade da realização de um congresso extraordinário do partido para proceder a “um balanço exaustivo” dos 50 anos de independência, recomendando aos órgãos competentes a sua convocação, nos termos dos estatutos do partido, para o mês de dezembro.
Uma fonte do partido referiu que, apesar de o tema que motivou o congresso ter a ver com os 50 anos de independência do país, outros assuntos poderão ser abordados durante o congresso, órgão máximo de decisão da organização política.