A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, encontra-se em Brasília a convite do seu homólogo Rodrigo Pacheco, onde vai participar, entre 25 e 27 deste mês, nas comemorações do Bicentenário do Senado Federal do Brasil, diz a missiva enviada hoje a nossa Redacção.

JORNAL FAX: PEDRO VICENTE

Segundo a fonte do Jornal Fax, a delegação pluripartidária parlamentar angolana, chefiada pela PAN, integra os deputados do MPLA Virgílio Tchiova, Vice-Presidente do grupo parlamentar e Ângela Bragança e o deputado da UNITA Amério Chivucuvuco, Vice-Presidente do grupo parlamentar, e tem em agenda encontros com homólogos de outros países convidados e a participação em outros actos paralelos.

ANGOLA E BRASIL EXAMINAM COOPERAÇÃO PARLAMENTAR

No dia de hoje, os presidentes da Assembleia Nacional de Angola e do Senado do Brasil analisaram o actual estado da cooperação parlamentar entre os dois países, num encontro bilateral que decorreu à margem das comemorações do bicentenário do Senado Federal brasileiro, que hoje se assinala.

O incremento das relações parlamentares, a necessidade de maior intercâmbio entre os dois países e a troca de experiência entre as instituições angolana e brasileira foram os temas abordados no encontro entre os presidentes dos dois parlamentos, tendo sido analisadas questões relacionadas com a paz, a crise energética, a agenda climática, a defesa e segurança nutricional e alimentar e a acção lesgilativa, para a criação de leis e normas em benefício das populações e para o bem comum.

A ocasião foi também aproveitada por Carolina Cerqueira para convidar o Presidente do Senado brasileiro a visitar Angola no segundo semestre do ano em curso, convite esse que foi aceite por Rodrigo Pacheco “com muita satisfação”.

Ainda neste primeiro dia da visita, a delegação angolana participou numa aula magna sobre “Política na sociedade digital”, que teve como conferecista Manuel Castells e inserida no Seminário Internacional sobre Democracia e Novas Tecnologias – Desafios da Era Digital, a decorrer até ao próximo dia 27 de Março, com a apresentação de vários painéis ligados ao tema.

Recorde-se que Angola e Brasil mantêm relações político-diplomáticas desde a Independência nacional angolana, a 11 de Novembro de 1975, e na sua última visita ao país, o ano passado, o Presidente Luís Inácio da Silva visitou o Parlamento angolano fazendo-se acompanhar por uma delegação de senadores e deputados que mantiveram conversações com os homólogos angolanos, em vários domínios da cooperação parlamentar.

O Brasil foi o primeiro país do mundo a reconhecer a Independência de Angola, logo após a sua proclamação, pelo Presidente António Agostinho Neto.

Você não pode copiar o conteúdo desta página