O Tribunal Constitucional recebeu esta terça-feira, 04, o pedido do Secretário permanente Nacional da Juventude e candidato à presidência do PRS, Gaspar dos Santos Fernandes, para suspender a actual comissão preparatória do V congresso ordinário do partido, considerando que agiu de uma forma parcial.

PEDRO VICENTE

Segundo a comissão preparatória do V congresso, a candidatura de Gaspar Santos Fernandes, não foi aceite, pelo facto de não ter mas de 15 anos de militância partidária.

“O processo de preparação do V congresso está viciado e cheio de irregularidades. Por isso, recorremos ao Tribunal Constitucional, para suspender a actual comissão”, disse aos jornalistas, Gaspar dos Santos Fernandes, desmentido a comissão preparatória do congresso que alegou que, não tem mais de 15 anos de militância partidária.

As candidatura do antigo deputado pelo Grupo Parlamentar do Partido de Renovação Social (PRS), Sapalo António, e do líder juvenil da formação política, Gaspar Fernandes, foram, ambas, afastadas da concorrência à eleição do futuro presidente do partido, a ser votado no V Congresso Ordinário, agendado para os dias 2, 3 e 4 de Abril próximo, em Luanda.

De acordo com Ndoji Vieira, coordenador da Comissão Preparatória Nacional do V Congresso Ordinário do PRS, a candidatura do militante Sapalo António foi reprovada em virtude de o candidato ter sido despromovido da categoria de membro do Conselho Político, por tentativa de criação de um partido político.

Refira-se que, o Partido de Renovação Social  foi fundado em 1990 e primeira eleição que participou, em 1992, ganhou seis assentos na Assembleia Nacional.

Em 1999, o partido passou por um período de conflito interno, em que quatro deputados foram expulsos.

O PRS conquistou 3,17% dos votos nas eleições de 2008, ganhando oito assentos dos 220 da Assembleia Nacional.

Nas eleições de 2012 o partido viu sua bancada reduzir-se a três cadeiras, e na de 2017 a duas. Para as eleições de 2022 o partido conseguiu dois deputados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página